Ararajuba (Guaruba guarouba) – Habitat, alimentação e características

Conheça as características e hábitos do psitacídeo mais sociável da natureza.

0

A ararajuba (Guaruba guarouba) é um psitacídeo emblemático, grande, predominantemente amarelo, endêmico da Floresta Amazônica brasileira. Seu nome brasileiro e indígena, ‘Ararajuba’, significa ‘arara amarela’ e, recentemente, dados genéticos mostraram que esses animais estão mais relacionados com a Arara-vermelha do que com as Maritacas.

A espécie ocorre principalmente em áreas de floresta no sudeste do Amazonas, oeste do Maranhão e nordeste do Pará. Essas aves são extremamente sociais, mesmo durante o período reprodutivo.

Características

Essas aves se alojam em pequenos grupos de até 20 indivíduos e residem dentro de cavidades de árvores altas e isoladas. Elas também usam essas mesmas cavidades como ninho. Pouco se sabe sobre o sistema de acasalamento desse animal.

É um papagaio de tamanho médio, com um comprimento de 34 a 36 cm. A cauda é ligeiramente mais curta que o comprimento do corpo e é graduada. A plumagem é dominada pelo amarelo.

Alimentação

Na natureza, a ararajuba têm uma dieta variada, alimentando-se de frutas como manga, murici e açaí. Também comem flores, botões e sementes.

Reprodução

Depois que a ararajuba atinge a maturidade sexual, com três anos, a época de reprodução começa em novembro e vai até fevereiro. Eles usam árvores altas e geralmente botam até quatro ovos, que são constantemente protegidos.

O período de incubação dos filhotes é de 30 dias. O macho e a fêmea se revezam na incubação. Como vivem em bando, as aves cuidam de seus filhotes juntamente com outros integrantes do grupo. Isso reforçou sua fama de ser extremamente sociável com seus semelhantes.

Habitat e Conservação

Seu habitat foi destruído pelas atividades humanas nas últimas décadas e o comércio ilegal tem impactado continuamente sua pequena população, estimada na natureza em 2.500 indivíduos. Devido às suas cores, status e hábitos, a ararajuba é muito desejada como animal de estimação.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.