Arqueólogos descobrem sandália de 2 mil anos em assentamento romano na Espanha
O objeto antigo estava enterrado em um poço de lama, juntamente com outros artefatos raros da mesma época. Veja mais detalhes dessa descoberta!
Uma descoberta arqueológica extraordinária surpreendeu os pesquisadores durante escavações em um assentamento romano no Norte da Espanha.
Profundamente enterrada em um poço e coberta por mais de três metros de lama, uma sandália de couro incrivelmente preservada, com idade estimada em aproximadamente 2 mil anos, veio à luz.
O calçado, provavelmente perdido por alguém encarregado da manutenção do poço, foi desenterrado nas escavações do assentamento Lucus Asturum, situado em Lugo de Llanera, na região das Astúrias.
(Imagem: Divulgação/Esperanza Martín Hernández)
De acordo com a arqueóloga-chefe das escavações, Esperanza Martín Hernández, a sandália surpreendeu os pesquisadores por sua riqueza de detalhes e impressionante estado de preservação.
O artefato, confeccionado em couro marrom-escuro, apresenta enfeites em forma de círculos, laços e ovais. O estado de conservação excepcional da sandália se deve, em grande parte, à lama que a envolvia.
Sobrevivendo ao tempo
Em locais arqueológicos do Império Romano, encontrar material orgânico bem preservado é extremamente raro, mas o poço, destinado ao consumo de água de uma residência particular, criou condições anaeróbias que contribuíram para a preservação.
Esperanza explicou que: “É realmente raro encontrar circunstâncias para a preservação de material orgânico em tão boas condições. Neste caso, trata-se de um poço para consumo de água de uma casa particular”.
Segundo ela, essa é a razão de sua excelente conservação, visto o estado anaeróbico da jazida. Ou seja, todos os materiais orgânicos permaneceram intactos durante 2 mil anos graças à falta de oxigênio.
A pesquisa revela indícios de que os habitantes da residência onde esses achados foram feitos provavelmente pertenciam a uma classe social elevada, com considerável poder aquisitivo.
Além da sandália, outras relíquias foram desenterradas, incluindo potes de cerâmica, joias, um anel de metal, contas, um colar e um vaso de bronze.
Comentários estão fechados.