Arte bizantina
A arte bizantina é uma arte cristã que passou a vigorar a partir da aceitação do cristianismo.
A arte bizantina é uma arte cristã que se disseminou a partir da capital do Império Romano do Oriente, a cidade de Constantinopla. Ela surge no período em que o cristianismo se torna reconhecido enquanto uma religião.
Sua aceitação a partir do reinado de Constantino e a oficialização por Teodósio, fizeram com que a religião passasse a exercer uma função didática, difundindo a fé e demonstrando o poder do Imperador, cumpridor de uma função sagrada.
Com isso, a arte bizantina incorporou, inicialmente, traços oriundos das regiões orientais e viveu seu auge durante o reinado de Justiniano (526-565 d.C.) – A Idade de Ouro do Império.
Arte paleocristã e arte bizantina
A arte paleocristã era, essencialmente, pinturas feitas nos sepulcros e nas catacumbas produzidas ou patrocinadas por cristãos.
Ela vigorou do início do século II ao final do século V. Assim, aproximadamente, a partir do século V, a arte cristã apresenta o estilo artístico bizantino.
A arte bizantina surge após a aprovação do cristianismo. Assim, ela evidencia a riqueza de uma arte que tem como objetivo, além de ser vista e divulgada, introduzir o cristianismo na vida dos devotos.
Com isso, é correto considerá-la como o primeiro estilo artístico cristão.
Características e manifestações da arte bizantina
As características da arte bizantina possuem um caráter essencialmente religioso. Vejamos algumas delas:
- O Imperador era uma figura sagrada – representante de Deus na terra;
- Demonstração da autoridade do Imperador;
- Existem mosaicos em que o Imperador e sua esposa se encontram entre Jesus e Maria;
- Os artistas não possuíam liberdade de expressão;
- Obras que demonstravam riqueza e poder;
- Relação direta com o catolicismo;
- As figuras eram produzidas em posição rígida e frontal.
Diversos artistas de Constantinopla se mudaram para a capital do Império Romano do Ocidente, Roma.
Arquitetura bizantina
A arquitetura bizantina é uma arte que se destaca, pois foram construídas grandiosas basílicas revestidas de ouro e decoradas com mosaicos.
A construção das igrejas foi uma forma encontrada de reunir os fiéis em um local específico para rezar.
As construções arquitetônicas provenientes da arte bizantina, são:
- Basílica da Natividade – Palestina
- Igreja de Santa Sofia – Istambul
- As Basílicas de Santo Apolinário e São Vital – Itália
Pintura bizantina
A pintura bizantina ganha destaque nas igrejas. Nesse período criou-se o “ícone”, que significa imagem. Assim, elas representavam personalidades religiosas como Cristo, Maria e os santos. Os ícones poderiam ser encontrados em oratórios, fixados em ambientes familiares.
A têmpera foi uma técnica de pintura muito utilizada pelos pintores. Ela consistia em produzir os pigmentos junto a uma goma orgânica — gema de ovo, por exemplo — com o objetivo de firmar as cores no local em que seria feita a pintura.
Iconoclastia e arte bizantina
A iconoclastia foi um movimento político-religioso contrário à adoração de imagens religiosas que ocorreu no início do século VIII até o século IX, no Império Bizantino.
De acordo com os iconoclastas, imagens com figuras humanas não poderiam ser cultuadas, pois a veneração deveria ser feita apenas a Deus.
Segundo o monoteísmo, o culto aos santos se inseria na idolatria, um pecado. Visando acabar com tal pecado, o Imperador ordenou a destruição das obras que possuíam essas características e proibiu a reprodução de novas.
Mosaico bizantino
O mosaico bizantino simboliza a principal expressão dessa arte, recebendo máximo destaque no período. Reproduziam, entre outras coisas, os profetas e o Imperador.
Apresentavam cores fortes e materiais nobres que pudessem refletir luz, atribuindo exuberância aos templos.
Eram produzidos a partir de pequenos pedaços de pedras com cores variadas, inseridos sobre um cimento fresco localizado em uma parede.
Saiba mais em:
- O que é arte?
- Plano de aula de Artes; Pintando de cabeça para baixo
- Arte, ciência e literatura no século XIX; Conheça principais movimentos e suas características
- 12 Planos de aula de artes dinâmicos e criativos
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.