As Grandes Invenções do Século XX

Cartão postal comemorativo em homenagem a Santos Dumont o criador do 14 Bis, considerado o primeiro avião a fazer um voo completo. Alberto Santos Dumont entrou para a história como o pai da aviação.

3

Durante o século XX, a expansão econômica e o emprego de novas tecnologias possibilitou a criação de novas invenções que viriam a facilitar a vida de muitas pessoas. Muitos dos inventos que fazem parte da nossa rotina foram criados há bastante tempo, mas foram sendo aperfeiçoados ao longo dos anos. A partir da segunda metade do século um novo ciclo de invenções, conhecido como revolução tecnocientífica, provocou importantes transformações na economia e na cultura mundiais.

Inventos como o computador pessoal, aparelhos como celular e fax mudariam a forma de relacionamento entre as pessoas, a produção industrial ganhou um grande impulso transformando toda a economia capitalista. Mas nem todas as invenções trouxeram benefícios para a sociedade mundial, alguns inventos também foram responsáveis por grandes tragédias, como é o caso da Bomba Atômica. Veja abaixo a lista com algumas das maiores invenções do século XX.

  1. Avião

Foto 14 Bis

Um brasileiro entraria para a história como o inventor do primeiro avião. Alberto Santos Dumont foi o responsável pela criação do 14 Bis conhecido também como ‘Oiseau de Proie’, que em francês significa ‘Ave de Rapina’. A primeira demonstração de voo foi realizada em 12 de novembro de 1906 em Paris, na França e acompanhada por uma multidão de pessoas espantadas e documentada pela presença da imprensa europeia.

O que levou o 14 Bis a ser considerado o primeiro avião foi a sua capacidade em realizar um voo completo e de decolar e pousar sem a utilização de uma rampa para lançamento. Ao ver a sua invenção seu utilizada durante a Primeira Guerra Mundial, Santos Dumont entraria em profunda depressão e cometeria suicídio em 1932.

  1. Internet

internet

A Internet se origina de um projeto chamado Arpanet desenvolvido nos Estados Unidos durante a Guerra Fria pelo seu Departamento de Defesa norte-americano. A disputa existente entre União Soviética e Estados Unidos estimulou o desenvolvimento tecnológico, qualquer nova invenção poderia ser uma vantagem em relação ao inimigo. Nesse período havia uma intensa rede de espiões dos dois lados, assim os militares americanos viram a necessidade de criar um sistema de proteção aos dados secretos do governo. Eles pensavam que se houvesse um ataque ao Pentágono todas as informações secretas mantidas ali poderiam desaparecer.

Para evitar que isso ocorresse em 1969 foi criado um sistema de transmissão de dados em rede de computadores no qual as informações são divididas em pequenos pacotes, que por sua vez contém trecho dos dados, o endereço do destinatário e informações que permitiam a remontagem da mensagem original. Compartilhar as informações em vários computadores seria uma forma de protegê-las, esse teria sido o primeiro e-mail enviado. O ataque inimigo nunca aconteceu, no entanto os americanos criaram um meio de comunicação que iria dominar o mundo rapidamente. Com o fim da Guerra Fria estudantes universitários se empenhariam para aperfeiçoar a rede. A popularização da internet se daria a partir do ano de 1992.

  1. Computador Portátil

Osborne 1

Atualmente utilizamos computadores portáteis o tempo todo, os tablets, notebooks, smarthphnes nos permitem estar conectados em qualquer lugar. Mas o primeiro computador portátil foi criado em 1981 e batizado de Osborne 1. A possibilidade de transportar um computador dobrável que seria transformado em uma maleta fez com que em poucos meses dez mil unidades fossem vendidas. O monitor do Osborne 1 media cinco polegadas e pesava em média doze quilos, porém ele ainda era grande para ser usado no colo e o que dificultava ainda mais o seu uso era a necessidade dele estar o tempo todo conectado a uma tomada. A partir de 1981 os notebooks foram sendo aperfeiçoados e a popularização desses aparelhos aconteceria entre os anos 90 e 2000.

  1. Fax

máquina inventada por Alexander Bain

O inventor alemão Rudolf Hell criou em 1929 uma máquina capaz de transmitir textos eletronicamente. O dispositivo é formado por um telefone e uma copiadora, consiste na cópia do documento e envio pela linha telefônica. A invenção foi um grande sucesso entre agências de notícia e investigação. Com o tempo foi sendo substituído por novas tecnologias, o uso da internet se mostraria muito mais eficaz para o compartilhamento rápido de documentos.

  1. Bomba Atômica

Bomba Atômica

No início da década de 1940 com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, os países envolvidos no conflito viram a necessidade de criar cada vez mais armas super potentes que fossem capazes de destruir o inimigo. Sendo assim pesquisadores europeus utilizando se das teorias desenvolvidas por Albert Einstein de que um átomo quando em contato com outro poderia gerar uma grande quantidade de energia e promover uma explosão atômica capaz de destruir a humanidade desenvolveram a bomba atômica.

O seu poder de destruição foi mostrado ao mundo em 1945 quando os Estados Unidos às lançaram respectivamente sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, matando cerca de 350.000 pessoas. Apesar de outros países também terem desenvolvido armamentos atômicos, a bomba atômica nunca mais foi utilizada. Os estragos causados por ela são sentidos pela população das duas cidades japonesas até os dias atuais.

  1. Celular

Evolução do Celular

Atualmente o uso do celular se tornou uma febre mundial, o seu rápido aperfeiçoamento no decorrer dos anos fez com que esse aparelho exercesse diversas funções e se tornasse indispensável para a maioria das pessoas. O primeiro aparelho foi desenvolvido pela Ericsson em 1956, mas transportá-lo não era assim tão fácil, os primeiros celulares pesavam em média quarenta quilos e o alto custo em sua produção dificultou a sua popularização. Já em 1973 a Motorola lança um aparelho mais acessível pesando cerca de um quilo e medindo vinte e cinco centímetros de comprimento e sete de largura, a primeira chamada móvel foi realizada na cidade de Nova York. O primeiro celular chegou ao Brasil em 1990.

  1. Televisão

Televisão Antiga

A invenção da televisão não foi um processo muito rápido, o tubo televisivo foi criado em 1923 por Vladimir Zworykin um inventor russo que morava nos Estados Unidos. Mas a primeira transmissão ocorreria apenas em 1928, a má qualidade das imagens assemelhava o televisor aos rádios. Em 1935 o aparelho fez as primeiras transmissões pra valer, no entanto só poderia ser assistida em salas públicas.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial e diminuição do custo na produção o aparelho se popularizou. As primeiras imagens televisivas eram transmitidas em preto e branco, mas já em 1954 foram criadas as primeiras televisões em cores. A televisão chegou ao Brasil em 1950, mas seu alto custo fez dela um aparelho destinado as classes com poder aquisitivo mais alto. As casas que possuíam um televisor viraram ponto de encontro de familiares e vizinhos, aos poucos se tornou o meio de comunicação mais popular.

  1. Antibióticos

Antibióticos

O médico Alexander Fleming descobriu no início dos anos 20 descobriu que um fungo de nome Penicillium notatum impedia a evolução das bactérias. Sua descoberta levaria a criação da Penicilina, o primeiro antibiótico. Essa invenção revolucionaria o mundo da medicina a partir dos anos 40 quando passou a ser produzida em larga escala para fins terapêuticos.

Lorena Castro Alves
Graduada em História e Pedagogia

PUBLICIDADE

você pode gostar também

  1. Nemo Prazeres Diz

    Somente no Brasil considera-se Santos Dumont como o “pai da aviação”, como a jabuticaba, a abnt e as nossas tomadas, tem coisas que só existem por aqui mesmo…

  2. Helena2009 Diz

    Tive que fazer uma pesquisa sobre um objeto importante do Século XX se não tivesse o objeto em si, poderia ser uma foto, e depois fazer um texto sobre ele. Vou fazer da Televisão.

  3. Montador em Franca Diz

    Bem legal, eu não sabia disso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.