Brasil tem 7 entre as 10 melhores universidades da América Latina; veja a lista

Novo ranking do Times Higher Education mostra quais instituições de ensino brasileiras estão entre as melhores da América Latina.

Saiu recentemente a lista com as melhores universidades da América Latina pelo Times Higher Education. No caso, o ranking busca observar quais universidades possuem melhor desempenho em quesitos como ensino, pesquisa, impacto de citação, participação internacional e receita da indústria. Na nova lista, o Brasil mais uma vez se destaca com o maior número de universidades entre as melhores. Porém, a USP, tradicionalmente dita como a maior da América Latina, perdeu o primeiro lugar. Confira a lista completa!

Leia mais: Trans representam 0,1% de todas as matrículas em cursos superiores, aponta estudo.

Brasil tem maior número de universidades no ranking latino

Mais uma vez o Brasil permanece como líder da América Latina com o maior número de universidades na lista. Ao todo, o país possui 72 universidades no ranking, que tem um total de 197 instituições. Logo depois vem o Chile, que possui 30 instituições dentro da lista. Além disso, o país possui a vantagem de abrigar a melhor universidade da América Latina, que é a Pontifícia Universidade Católica, que fica em Santiago.

Assim, o Brasil vem logo em seguida com a segunda melhor universidade da América Latina, que é a Universidade de São Paulo (USP). Ademais, dentro da lista de dez melhores, o Brasil possui sete instituições, sendo que a maioria pertence ao sistema público de educação. Dentre elas, se destacam as universidades federais e estaduais.

Confira o top 20

Dentro do top 20, o Brasil possui 14 universidades, o que representa um aumento com relação ao ano passado, quando eram 13 instituições entre as melhores. Além disso, são quatro universidades federais brasileiras e duas estaduais, ambas em São Paulo, no top 10. Por fim, existe apenas uma universidade particular entre as dez, que é a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Confira a lista:

  1. Pontifícia Universidade Católica do Chile – Chile
  2. Universidade de São Paulo (USP) – Brasil
  3. Universidade de Campinas (Unicamp) – Brasil
  4. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – Brasil
  5. Instituto de Tecnologia de Monterrey – México
  6. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Brasil
  7. Universidade do Chile – Chile
  8. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Brasil
  9. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Brasil
  10. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – Brasil
você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More