Assiste muito à TV? Cuidado! Sua velhice pode estar em risco
Estudo revela que maioria das pessoas envelhece com saúde prejudicada. Entenda como a televisão se encaixa nessa história.
Nos últimos 50 ou 60 anos, assistir televisão se tornou um hábito dos mais comuns no mundo todo. E, com as novas tecnologias, isso aumentou ainda mais.
Até porque, na era do streaming e com preços baixos, assistir a filmes e ‘maratonar’ séries em frente à TV tornou-se um hábito de muita gente. Isso tanto para os mais jovens quanto para os adultos, que acabam tendo a TV como principal meio de entretenimento.
E ainda teve outro fator que ampliou o gosto pela TV: a pandemia. Durante o período de isolamento, ela se tornou uma companheira inseparável de muitas pessoas, gerando assim um hábito ainda mais forte.
Quais são os riscos de assistir muita TV, afinal?
Atenção: assistir televisão pode prejudicar a sua velhice – Fotos: Pixabay
Assistir a televisão por mais de duas horas por dia pode não ser um dos hábitos mais saudáveis que uma pessoa pode ter a longo prazo na vida.
Isso porque, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Jama Network no último dia 11 de junho, ficar mais tempo que isso em frente à TV reduz em 12% as chances de se ter uma velhice saudável.
Ainda assim, não há motivo para desespero. Afinal de contas, algumas outras medidas podem ajudar a reverter esse cenário, garantindo uma velhice saudável e com muita qualidade de vida.
Segundo esse mesmo estudo, se a pessoa fizer cerca de duas horas de atividade física por dia, também poderá ter 6% mais chance de uma velhice saudável e independente. Aliás, isso é algo que todo mundo busca em seu dia a dia.
Poucos idosos envelhecem de forma saudável
Ainda no mesmo estudo, há um alerta: apenas de 10% a 35% dos idosos consegue envelhecer com saúde adequada. Ou seja, os demais não conseguem chegar a uma idade avançada com boa qualidade de vida.
Para chegar a essa conclusão, a pesquisa utilizou dados do Nurses’ Health Study, nos Estados Unidos, e analisou 45 mil pessoas com idades acima dos 50 anos, o que conferiu maior confiabilidade ao resultado do estudo.
Além disso, uma pesquisa realizada pela revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences mostra que assistir televisão aumenta em 24% o risco de desenvolver demência.
Sendo assim, é sempre importante saber dosar o uso do aparelho e buscar outros meios de distração e de saber aproveitar a vida da melhor maneira possível.
Comentários estão fechados.