Astecas

Os astecas foram uma das principais civilizações pré-colombianas que habitaram no território do atual México.

0

Os astecas foram uma das principais civilizações que habitaram a América antes da chegada dos espanhóis. Foram influenciados por diversos povos que habitaram a Mesoamérica, tais como os olmecas, toltecas e maias.

Eles foram uma das mais importantes civilizações da América pré-colombiana, construindo um grande império com milhares de habitantes.

Império Asteca compreendia do golfo do México ao Oceano Pacífico e sua capital era Tenochtitlán. O fim desse povo se deve principalmente à superioridade bélica dos invasores espanhóis.

Sociedade e economia asteca

A sociedade asteca era dividida da seguinte forma:

  • Imperador (considerado um semideus)
  • Aristocracia (militares)
  • Sacerdotes
  • Altos funcionários públicos
  • Artesãos, comerciantes, camponeses
  • Pessoas escravizadas

Os camponeses podiam ocupar as terras, mas tinham que pagar impostos e trabalhar gratuitamente na construção de obras públicas.

A base da economia asteca era a agricultura, com plantação de milhos e cereais, assim como o artesanato e o comércio. A base da alimentação asteca era o milho.

O Estado era proprietário de todas as terras e as distribuía entre cidades, bairros e templos. A exploração da terra nas cidades possuía um caráter coletivo. Todo adulto tinha o direito de cultivar um pedaço.

Cultura asteca

A cultura asteca foi muito influenciada pelos olmecas e toltecas, exemplo disso eram as grandes construções. A arquitetura foi a arte de maior expressão, sendo ligada à religião. A mais utilizada era a pirâmide com escadarias que terminariam com um santuário no topo.

PUBLICIDADE

Os afrescos coloridos e as pinturas murais se destacavam entre as artes astecas. A música e a poesia se relacionavam, sendo quase sempre acompanhadas por danças, instrumentos e encenações. Prevalecia a influência religiosa nessas artes.

Dominavam a escrita pictórica, feita com desenhos rudimentares, e a escrita hieroglífica, com símbolos e sons. Além disso, as esculturas, nas quais predominavam os símbolos religiosos e as pinturas que reproduziam cenas mitológicas ou históricas eram bastante utilizadas pelos astecas.

Religião asteca

O povo asteca era considerado o mais religioso da região. A religião asteca era astral, ou seja, baseada nos astros. Com o tempo foram absorvendo deuses e ritos dos territórios conquistados.

Eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses, porém, seu deus mais importante era Huitzilopochtli =, que representava o Sol do meio-dia. Era filho da deusa Coaticlue, a deusa da vida e da morte, mãe dos deuses e dos astros. Os rituais se relacionavam com a natureza. Os cultos mais importantes sempre envolviam o Sol.

As guerras que ocorriam eram grandes fornecedoras de prisioneiros para serem utilizados nos sacrifícios humanos. Toda a comunidade era envolvida nas atividades ritualísticas.

O templo de Huitzilopochtli era separado das outras divindades. Algumas delas eram: Quetzacoatl, deus da sabedoria, Tlaloc, deus da chuva e Tezcatlipoca, deus da noite.

Conquista do Império Asteca

conquista do Império Asteca ocorreu entre 1519 e 1521 no processo de invasão e colonização do continente americano pelos europeus.

A destruição do Império Asteca ocorreu no mesmo momento em que o território foi invadido e eles foram derrotados pelos espanhóis, comandados por Hernán Cortés. Ele organizou uma expedição com cerca de 500 homens que partiram em onze embarcações rumo à Península de Yucatã (atual México).

O Império Asteca foi arrasado, os templos destruídos e todo o ouro saqueado. A cidade de Tenochtitlán foi aniquilada e em seu lugar foi construída, pelos espanhóis, a cidade do México. Ela guarda um importante patrimônio cultural das sociedades pré-colombianas, as Ruínas de Templo Mayor.

Saiba mais em: Quem foram os Incas, Maias e Astecas?

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.