Asteroide de 17 m de diâmetro passará perto da Terra

Com aproximadamente 17 metros de diâmetro, o Asteroide descoberto recentemente passará a 240 mil km da Terra.

No dia 13 de março, segunda-feira, um asteroide de aproximadamente 17 metros de diâmetro foi descoberto, cujo tamanho é semelhante ao do asteroide que explodiu sobre a cidade da Sibéria em 2013. Este asteroide passará perto da Terra.

Asteroide gigante se aproxima da Terra

De tamanho similar ao Chelyabins, asteroide que explodiu como uma bola de fogo sobre a cidade da Sibéria, o asteroide da vez tem cerca de 17 m de diâmetro e é chamado de 2023 EY.

Recentemente descoberto, o 2023 EY já se encontra no Asteroid Watch Dashboard da NASA, que é o local onde os asteroides que se aproximam a pelo menos 19,5 vezes a distância da Terra para a Lua (cerca de 4,6 milhões de milhas ou 7,5 milhões de quilômetros) são atualizados frequentemente.

Embora a distância pareça absurda para a maioria de nós, os grandes asteroides que estejam próximos a esse ponto significam um alerta potencialmente perigoso.

O asteroide não representa perigo

“O 2023 EY não é grande o suficiente para representar uma ameaça, portanto, está fora do alerta de perigo. O asteroide de 17 metros de diâmetro irá passar a uma distância de 149.000 milhas ou 240.000 quilômetros da Terra, o que corresponde a dois terços da distância entre a Terra e a Lua.

O evento foi transmitido no WebTV do The Virtual Telescope Project e no canal do YouTube às 00h00 UTC em 17 de março (20h00 EDT em 16 de março). A transmissão foi feita graças a um telescópio robótico localizado no centro da Itália.

O EY 2023

Para quem não sabe, asteroides nada mais são do que restos rochosos provenientes da formação do nosso sistema solar, os quais normalmente estão localizados no cinturão de asteroides entre os planetas Marte e Júpiter.

No caso do EY 2023, ele é um asteroide do tipo Apollo, ou seja, é um asteroide que tem uma órbita maior que a da Terra, fazendo com que, eventualmente, o seu caminho se cruze com o do nosso planeta.

A descoberta do EY 2023 foi feita 4 dias antes da sua passagem graças a um telescópio do tipo ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System), localizado na Estação de Observação de Sutherland na África do Sul.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.