Até 2025, Brasil planeja parar de usar lâmpadas com mercúrio

Você sabia que as lâmpadas de mercúrio podem causar prejuízos à nossa saúde? Por esse motivo, o Brasil pretende substituí-las por lâmpadas de LED. Entenda melhor o assunto!

Na última reunião da Conferência das Partes – COP, que aconteceu no ano de 2022, na Convenção de Minamata, foi estabelecido que o Brasil vai parar de utilizar lâmpadas com mercúrio, também conhecidas como lâmpadas fluorescentes.

A decisão tem diversos motivos, e a intenção é que essas lâmpadas não sejam mais utilizadas no país até o ano de 2025. Se você quer entender melhor o assunto, acompanhe as informações que trouxemos a seguir!

Por que esse assunto foi colocado em pauta?

Deixar de usar lâmpadas com mercúrio foi um assunto discutido porque esse componente da lâmpada fluorescente pode trazer muitos problemas de saúde para os humanos, como afetar a parte neurológica, a parte neuromotora e também provocar ataxia.

O objetivo é fazer com que esses modelos de lâmpadas sejam substituídas por lâmpadas de LED, que, além de não terem metais pesados na composição, podem consumir uma quantidade menor de energia.

A partir desses pontos, esse assunto foi levado em consideração, colocando as lâmpadas de LED como as melhores alternativas para substituir as lâmpadas de mercúrio que causam problemas à saúde.

O mercúrio pode ser prejudicial?

Como dissemos, o mercúrio que compõe a lâmpada pode trazer grandes problemas para a nossa saúde.

Além disso, ele também pode prejudicar o desenvolvimento de fetos em gestantes por ser teratogênico. Dependendo da quantidade exposta ao ser humano, o mercúrio pode levar até a morte por afetar o sistema neurológico.

Quais medidas serão tomadas?

O objetivo é que um plano seja desenvolvido pelos Ministérios de Infraestrutura do Meio Ambiente, em que as lâmpadas fluorescentes serão substituídas pelas lâmpadas de LED.

Algumas ações e campanhas serão colocadas em prática para que essa transição seja realizada, afinal, em grande parte das casas e nos postes, as lâmpadas com mercúrio ainda são utilizadas.

Mesmo que existam movimentações sobre o assunto, ainda não foi estabelecida uma data  na qual o planejamento vai começar a ser colocado em prática.

É possível reciclar as lâmpadas fluorescentes?

A reciclagem é muito importante, e, nesse processo, todos os componentes desse tipo de lâmpada são separados, fazendo com que os metais, o vidro e o pó de fósforo possam ser reutilizados.

O mercúrio é destinado a um local especial. Nos últimos anos, milhões de lâmpadas fluorescentes foram levadas até a reciclagem no Brasil, e, mesmo sendo um número grande, ainda é menor do que o total de lâmpadas que são fabricadas todos os anos.

Por tudo isso, é muito importante destacar que as pessoas precisam se conscientizar sobre como os resíduos dessas lâmpadas podem ser prejudiciais para a natureza, e, por isso, é necessário sempre destinar esses produtos à reciclagem.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.