‘Até quando posso adiar o pagamento da conta de luz?’; veja o período máximo
Problema com atrasos no pagamento da conta de luz é o segundo maior dos cidadãos brasileiros atualmente. Eles só perdem para dívidas contraídas com bancos.
A realidade de vida de muitos brasileiros é bastante dura, ainda mais diante da instabilidade financeira provocada pela inflação e o desemprego. Para famílias de baixa renda, a maior dificuldade é conseguir manter as contas básicas, como as de água e luz. Sabe por quanto tempo pode ficar sem pagar a conta de luz antes de cortarem o serviço?
Leia mais: A partir de 2024 as contas de luz deverão diminuir o seu valor; saiba como
Tempo máximo em que você pode ficar sem pagar a conta de luz
Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) aponta que o problema com atrasos no pagamento da conta de luz é a segunda maior questão dos cidadãos atualmente. Os atrasos só perdem para dívidas contraídas com bancos e por causa dos seus juros absurdos.
A fatura da conta de energia elétrica é uma das mais altas entre os gastos domésticos. E como já foi observado, isso tira o sono de muitos brasileiros. Ainda que uma boa parte tente poupar durante o mês, é difícil chegar a uma economia que realmente faça a diferença no bolso do cidadão. Além da preocupação com a dívida, muitos ficam com o questionamento: quando será o último dia com eletricidade? Quando haverá o corte do fornecimento?
Se engana quem acha que tem um mês e meio ou mais. A lei prevê que as empresas podem cortar qualquer serviço, mesmo sendo de uso essencial, quando há a inadimplência de contas. O atrasado pode ser de apenas de 30 dias.
Detalhes da suspensão da energia
Nas contas de luz, a suspensão do serviço pode demorar até 90 dias a partir do vencimento. Após esse período, a distribuidora não pode mais fazer o corte do fornecimento, então a cobrança do débito vai ficar por conta da Justiça ou por meio das vias administrativas.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os consumidores precisam ser avisados sobre o corte por inadimplência com uma antecedência de 15 dias. Caso o cliente se perceba sem luz mesmo sem ter sido notificado sobre nada, ele terá direito a indenização. Para quem não consegue deixar as contas em dia, é recomendado fazer um acordo com a distribuidora e renegociar a dívida. Essa é uma medida para evitar a suspensão dos serviços.
O Tarifa Social está ajudando milhões de famílias a pagar os boletos de energia elétrica. Vale a pena procurar.
Comentários estão fechados.