Não precisa sair de casa: novo modelo de prova de vida do INSS será válido a partir deste ano
O INSS vai utilizar dados de diversos lugares para comprovar que o segurado está recebendo o benefício corretamente. Confira a novidade!
Aposentados e pensionistas não precisam mais se preocupar com a prova de vida. Agora, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai realizar uma pesquisa de dados em plataformas do próprio governo federal para realizar a prova de vida do segurado. Por isso, não é preciso sequer sair de casa.
Para os servidores públicos, inativos ou pensionistas, a prova de vida vai continuar sendo feita por meio dos aplicativos já conhecidos. O procedimento deverá ser realizado sempre no mês de aniversário de quem está recebendo o benefício.
Para o INSS, agora, vai funcionar de outra forma. Antes, até 2022, estava sob responsabilidade do próprio segurado fazer a comprovação. A partir deste ano, o Instituto vai ficar responsável pela pesquisa e os benefícios não serão bloqueados. Confira a nova proposta!
Novo modelo de prova de vida do INSS
Não será mais necessário se dirigir até uma agência bancária para realizar a prova de vida. Assim, os bancos só serão solicitados caso o INSS não encontre nenhum indício no cruzamento dos dados.
Desta forma, o INSS fará uma pesquisa usando dados que o próprio governo federal fornece. Estes serão os fatores decisivos para o sistema da prova de vida:
- Comprovante de votação das últimas eleições;
- Perícia médica recente;
- Empréstimo consignado;
- Utilização do aplicativo Meu INSS;
- Comprovante de vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde);
- Cadastro ou recadastro em órgãos de segurança ou trânsito;
- Atualização no CadÚnico (Cadastro Único);
- Emissão de novos documentos (RG, CLT, passaporte);
- Declaração de Imposto de Renda;
- Saque do pagamento por meio de biometria.
Caso o sistema não encontre o beneficiário em uma dessas opções, o segurado será contatado para comparecer presencialmente ou de forma online. Entretanto, isso acontecerá somente quando o cruzamento de dados não localizar nenhuma dessas atividades listadas acima.
Caso ainda tenha dúvidas sobre como a mudança será estabelecida, o aplicativo Meu INSS e o telefone 135 estão disponíveis para sanar as questões.
Comentários estão fechados.