Atenção, estudante: Ministério da Educação divulga as vagas destinadas ao SiSU
Mais de 222 mil vagas serão disponibilizadas para o ano que vem. Confira mais sobre esse método de ingresso ao ensino superior.
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do primeiro semestre de 2023 contará com mais de 222 mil vagas para alunos que queiram ingressar no ensino público superior, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Apesar de ser realizado duas vezes por ano, essa informação é referente apenas à primeira edição do ano que está por vir.
Leia mais: Enem: algumas mudanças estão previstas para as próximas edições; confira
Vagas destinadas ao SiSU são finalmente divulgadas
Esta primeira seletiva será realizada apenas em relação aos alunos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda nesse ano de 2022. Dessa maneira, o estudante que não zerou a prova de redação do certame pode realizar o seu cadastro no SiSU 2023/1, desde que não tenha feito a prova apenas como treineiro.
O Enem 2022 aconteceu nos dias 13 e 22 de novembro, suas provas foram aplicadas pelo Inep. Alunos que não conseguiram realizar o teste por algum problema logístico ou doença terão a chance de realizo-la nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023. É esperado que as notas sejam divulgadas em 13 de fevereiro.
Cabe esclarecer que é de responsabilidade dos órgãos de ensino superior, que participem do SiSU, definir o peso atribuído às provas do Enem, a depender do curso.
De acordo com o Ministério da Educação, o calendário esperado é este:
- Inscrições: de 28 de fevereiro a 3 de março;
- Resultado da chamada regular: 7 de março;
- Prazo para matrícula dos estudantes convocados na primeira chamada: a definir;
- Prazo para manifestar interesse na lista de espera: a definir;
- Convocação da lista de espera pelas universidades: a definir.
Dessa forma, os estudantes interessados em participar do SiSU devem fazer uma inscrição completamente totalmente gratuita por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior na data mencionada acima.
Ademais, o edital com todas as informações referentes ao processo está previsto para ter a sua publicação feita pelo Ministério da Educação em fevereiro do próximo ano.
Comentários estão fechados.