Atenção! Veja quais alimentos CAUSAM câncer e quais ajudam a PREVENIR essa doença
Ao mesmo tempo que a má alimentação pode ser um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de um câncer, uma dieta equilibrada pode ser a chave para manter essa ameaça afastada.
A má alimentação é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer, sendo responsável por cerca de 20% dos casos no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Nesse contexto, a nutricionista Juliana Vieira elaborou uma lista de alimentos que devemos evitar, e uma série de opções que podem auxiliar na prevenção da doença.
Alimentos proibidos
Para evitar o câncer, é importante reduzir o consumo de carne vermelha, rica em gorduras saturadas e associada a processos inflamatórios no organismo. O ideal é ingerir três porções semanais, priorizando peixes e aves.
Frituras e alimentos gordurosos, como fast-food, leite integral e queijos amarelos, também devem ser evitados, já que o excesso de gordura está relacionado ao acúmulo de peso e à elevação do estradiol, um hormônio associado ao câncer de mama.
Além dos itens citados, açúcares refinados, doces, refrigerantes e produtos industrializados podem ser consumidos apenas com moderação, devido às substâncias artificiais que desencadeiam processos inflamatórios no corpo.
(Imagem: divulgação)
Sinal verde para esses alimentos
A alimentação também consegue ser uma aliada na prevenção do câncer. Juliana Vieira destaca seis grupos de alimentos que precisam fazer parte de uma dieta saudável. Confira!
1. Frutas vermelhas
Morango, amora, framboesa e mirtilo contêm antocianinas, pigmentos com propriedades antioxidantes que impedem a formação de radicais livres, moléculas que podem prejudicar o DNA das células, aumentando o risco de câncer.
2. Frutas e vegetais amarelos e alaranjados
Abóboras, batatas-doce, cenouras, mangas, nectarinas e mamões são ricos em betacaroteno, um pigmento que protege o material genético das células contra a oxidação.
3. Frutas cítricas
Abacaxi, acerola, maracujá, kiwi, laranja, limão e tangerina são ricos em vitamina C, que combate o estresse oxidativo nas células e ajuda a prevenir vários tipos de cânceres, incluindo o de mama.
4. Vegetais crucíferos
Brócolis, couve-manteiga, couve-flor e repolho são fontes de fibras, vitaminas e minerais essenciais para o corpo. Além disso, contêm glucosinolatos, substâncias que atuam na prevenção da doença.
5. Peixes gordurosos
Salmão, sardinha e atum são fontes em gorduras insaturadas, que protegem a saúde cardiovascular e reduzem o risco de câncer. Os ácidos graxos, como o ômega 3, presentes nesses peixes combatem a inflamação, um fator de risco para tumores malignos.
6. Sementes oleaginosas
Amendoim, amêndoas, avelãs, castanha-de-caju, castanha-do-pará e nozes contêm vitamina E, que tem propriedades antioxidantes.
Evitar alimentos com potencial cancerígeno e adotar uma dieta rica e saudável é a chave para diminuir o risco de desenvolver a doença. Portanto, a recomendação é manter um equilíbrio na alimentação!
* Com informações do portal Terra.
Comentários estão fechados.