Seu filho mudou de escola? Veja se é necessário atualizar o CadÚnico

Para benefício das próprias famílias cadastradas, as informações do CadÚnico precisam ser continuamente atualizadas.

O Governo Federal consegue acompanhar os dados sobre as famílias em situação de vulnerabilidade social por meio do CadÚnico. Esse é um programa que visa reunir informações necessárias sobre essas pessoas, para então oferecer benefícios e programas de redistribuição de renda.

Por exemplo, para receber o novo Auxílio Brasil, é necessário ter cadastro com informações recentes no CadÚnico. Ademais, esses dados precisam sempre ser renovados a qualquer mudança estrutural, logo precisa atualizar o CadÚnico quando filho muda de escola.

Leia mais: Uma família pode ser excluída do CadÚnico em quais situações? Descubra agora.

Por que preciso atualizar o CadÚnico ?

O motivo pelo qual o Governo Federal estimula sempre a atualização do cadastro se encontra na necessidade de melhor atender às demandas da família. E para isso é crucial saber quais as dificuldades e desafios que esse grupo de pessoas enfrenta em seu dia a dia. Por exemplo, no caso da mudança de escola, muitas outras situações podem surgir a partir dessa alteração.

E não apenas mudanças ruins, mas também melhorias na situação de vida. Afinal, se uma criança muda para uma escola próxima de casa, certamente há uma melhoria com relação ao transporte, mas a alimentação pode se comprometer. Sendo assim, todos os itens relativos às transformações na família são essenciais para indicar o caminho na hora de receber benefícios.

Posso perder benefícios se não avisar

Sim, mas apenas se o sistema do CadÚnico registrar “inconsistência de dados” quando a atualização for obrigatória. Isso porque, esse registro precisa passar por uma atualização ao menos a cada 24 meses, até para que haja a manutenção dos benefícios que a família recebe.

Portanto, para evitar a perda de auxílios importantes, tais qual o Auxilio Brasil ou qualquer outro programa, a atualização é imprescindível. Do mesmo modo, caso a realidade dessa família mude no período entre as atualizações, pode ser que não se oferte mais algum benefício.

Por fim, vale lembrar que tanto o cadastro quanto as atualizações no CadÚnico devem acontecer no Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS. Para tanto, a documentação de todos os membros da família deve constar.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More