Pessoas com diabetes podem comer pão de queijo?


Pessoas com diabetes são aquelas que têm uma falha na produção ou ação das insulinas e, por isso, tendem a acumular muito açúcar no sangue. Dessa forma, indivíduos com essa condição de saúde devem se atentar a alimentação, para evitar complicações da doença. Mas onde entra o pão de queijo na alimentação do diabético? Continue lendo para saber mais.

Veja também: Descubra como tratar a pré-diabetes e evitar o desenvolvimento da doença

Alimentos bons e ruins para diabéticos

Como pessoas diabéticas têm dificuldade em processar a glicose, é necessário ter uma dieta controlada para evitar que a glicemia aumente muito. Nesse sentido, o consumo de alimentos como carboidratos simples, açúcar refinado, mel, alimentos feitos com farinha refinada e ricos em gordura ou proteínas devem ser reduzidos. Isso se dá pois o consumo elevado desses alimentos tende a aumentar os níveis de glicose no sangue.

No entanto, assim como é bom evitar alguns alimentos, outros devem ser priorizados. Nesse caso, pessoas diabéticas devem investir na ingestão de fibras, encontrada em frutas e cereais integrais, de gordura boa como a presente no azeite e de carnes magras, que é o caso de peixes brancos e frango.

Em adição a isso, é importante intercalar bem as refeições para evitar que o açúcar se acumule no sangue, gerando a hiperglicemia. Para isso, faça de 4 a 6 refeições por dia com um intervalo de 2 a 4 horas entre elas. Isto é, você comerá menos em casa refeição mas comerá mais vezes e, assim, evitará a hiperglicemia.

Tem problema pessoas diabéticas comerem pão de queijo?

Agora que você já entendeu melhor como é a alimentação ideal para um diabéticos, entraremos no caso do pão de queijo. Como dito acima, diabéticos devem evitar carboidratos simples. Isso se dá pois o corpo humano absorve carboidratos simples com muita facilidade e, consequentemente, muito rápido.

Sendo assim, pouco tempo após uma refeição com carboidratos simples eles viam glicose e vão para o sangue. Como o pão de queijo tem um índice glicêmico alto, ocorre uma absorção rapidamente e se vira açúcar no sangue. Diante disso, um diabético deve evitar ingerir grandes quantidades do alimento mas não precisa necessariamente parar de comê-lo.

O pão de queijo não está proibido, seu consumo deve ser moderado. Além disso, o diabético deve olhar para a refeição como um todo. Por exemplo, ao comer o pão de queijo, ele pode comer também outra coisa com um índice glicêmico menor ou então fazer uma atividade física próxima a essa refeição.

Este artigo não apresenta soluções para problemas médicos ou psicológicos. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
Compartilhar: