Austrália abriga o MAIOR recife de corais do mundo

Considerado o maior ser vivo do mundo, a Grande Barreira de Corais abriga uma das maiores biodiversidades do planeta.

A Grande Barreira de Coral, que se localiza no nordeste da Austrália, corresponde a uma área de 150 km de largura e 2 mil km de extensão, em que há aproximadamente 2.900 recifes, 600 ilhas continentais e 300 atóis de coral identificados. Por isso, é um ecossistema marcado por intensa biodiversidade, que garante uma paisagem colorida e dinâmica.

Descubra mais informações sobre o maior recife de corais do mundo:

Leia mais: As belezas do mar: conheça os animais marinhos que apenas aparecem à noite

Características do maior recife de corais do mundo

O título de maior recife de corais do mundo se deve à suas dimensões: além de 150 km de largura e 2 mil km de extensão, ele também possui cerca de 500 metros de altura. Graças a isso, ele só não atinge a superfície do mar por cerca de 40 metros de diferença.

Essa característica é fundamental para que seja possível ver o coral, seja por imagens via satélite (como as do Google Maps) ou a olho nu. Ele também ultrapassa as fronteiras da Austrália: nasce em Queensland, em Hervey Bay, e vai até Papua-Nova Guiné, país vizinho. Descubra outras características fundamentais sobre o recife de corais:

Pretende conhecer? Escolha o inverno

Durante o período quente, a proliferação e trânsito livre das águas-vivas são maiores. Por esse motivo, pode ser incômodo e arriscado para algumas pessoas mergulharem rodeados por esses seres vivos. No inverno, a incidência das águas-vivas é menor, possibilitando um mergulho com maior segurança.

Além disso, para quem gosta de observar a migração anual das baleias, é no inverno que elas realizam este movimento. Porém, a Grande Barreira de Corais é o local em que elas se instalam para descansar durante esta viagem, tornando a experiência de conhecer o recife ainda mais encantadora.

Há 900 opções de ilhas para conhecer

Devido à extensão geográfica da Grande Barreira de Corais, pode ser muito difícil conhecer todo o recife. Por esse motivo, o ideal é que os turistas escolham uma ou poucas ilhas próximas para poder explorar o patrimônio da Unesco. As Ilhas Whisunday, Ilha Fitzroy e Green Island são as mais requisitadas.

Porém, atente-se: a Green Island costuma ter um acesso mais difícil, feito apenas através de barcos ou catamarãs.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.