Autismo de Elon Musk: como o transtorno faz ele pensar diferente?
O magnata do momento é autista e talvez seja por isso que ele pensa tão diferente.
Já foi revelado há algum tempo que Elon Musk é uma pessoa portadora do autismo, sendo ele um espectro, e todos que compartilham dele têm seus próprios pontos fortes e fracos, assim como todas as pessoas. Por isso, no artigo de hoje traremos um pouco da história do autismo de Elon Musk e como este fato pode ajudar a entendê-lo.
Leia mais: 10 celebridades com transtorno do espectro autista
Elon Musk e seu autismo
A conscientização e a melhora da visão sobre o autismo é um trabalho que os pesquisadores dessa condição prezam. Há um crescimento na apreciação da neurodiversidade na sociedade, principalmente quando o assunto é ciência e tecnologia. Há boatos de que a pequena ativista ambiental Greta Thunberg possa ser autista também.
É uma surpresa que tenha pouca discussão sobre o autismo de Musk, visto que ele é uma das pessoas mais influentes atualmente. Porém, este fato é muito útil para entender Musk, assim como compreender os pensamentos diferentes e muitas vezes criticados dele. Isso também pode ajudar a destacar os pontos fortes e fracos do autismo.
É sempre bom lembrar que ele não é uma representação da população autista e nem da população em geral. Mas é importante destacar experiências individuais de pessoas influentes. A história do bilionário é uma chance de entender sobre ele, o autismo e a neurodiversidade.
Bullying
Musk já compartilhou uma história de que quando era criança ele era intimado constantemente e quase espancado até a morte por ser diferente. Em um documentário, a mãe de Musk comenta de como ele era uma criança gênio, mas também muito tímida, desajeitada e sem amigos.
Estes abusos não ficaram apenas na infância, pois já na idade adulta, mesmo com muita influência, o bilionário ainda sofre com alguns preconceitos que são enraizados sobre os autistas e o autismo. Um exemplo disso foi um executivo do Twitter referir-se a Musk como “pessoa com necessidade literalmente especial”. E isto reflete a intimidação que pessoas autistas enfrentam no local de trabalho e no dia a dia.
Pensamento literal
Às vezes o autismo está ligado a uma maneira literal de pensar. Isto é sintetizado por um vídeo de Musk carregando fisicamente uma pia do banheiro para apenas significar uma frase dele literalmente. Apesar do Musk fazer muito humor, isto pode ser uma ligação direta com esta maneira de pensar do autista.
O exemplo de Musk, mesmo que específico, pode explicar porque alguns autistas têm talentos extraordinários e às vezes podem superar pessoas não autistas em determinadas tarefas. Pesquisas para a comprovação disso estão sendo realizadas.
Ter uma das pessoas mais famosas do mundo autista pode aumentar ainda mais a conscientização sobre o autismo. Este é um dos objetivos dos pesquisadores da área, instituições, e a comunidade do autismo que tentam fazer há muito tempo. E lembrar para a sociedade que Musk é autista pode avançar nesse quesito.
Comentários estão fechados.