Psicobióticos: o futuro do tratamento de problemas de ansiedade

Novo tratamento apresenta resultados interessantes.

Ansiedade, depressão e estresse: três palavras que causam receio e estão cada dia mais presentes nas vidas dos brasileiros. Apesar desses quadros clínicos terem uma motivação única para cada pessoa, todos eles estão ligados a problemas nos neurotransmissores.

Estudando esse elemento, cientistas brasileiros descobriram a ligação do cérebro com outras partes do corpo que podem ser a chave para o tratamento desses casos. Neste artigo, abordaremos um pouco mais sobre os mistérios da mente e quais as descobertas mais recentes desse campo de pesquisa. Você tem curiosidade por esse assunto? Então, confira esta matéria na íntegra e fique por dentro. Boa leitura!

Veja mais: Alimentação equilibrada pode ajudar a controlar a ansiedade

Corpo humano: a máquina perfeita

Engana-se quem pensa que um órgão tem influência em apenas uma parte do corpo. O corpo humano é extremamente complexo, e casos que parecem completamente independentes em um primeiro olhar podem estar correlacionados. Esse é o caso do Sistema Digestório, que, durante a sua atuação, tem impacto sobre outras partes do corpo, como o cérebro. Dessa forma, é possível dizer que a saúde do Sistema Nervoso depende profundamente do bom funcionamento do Sistema Digestório.

Como o Sistema Digestório influencia o cérebro?

No Sistema Digestório, principalmente no intestino, existe um elemento super interessante: a microbiota, conjunto de bactérias benéficas para a saúde. O problema é que, quando essa microbiota não está funcionando perfeitamente, ela gera inflamações no corpo, o que acaba estimulando o corpo a combatê-la. Assim, esse passa a ser o foco do cérebro, desestabilizando transmissores essenciais como a serotonina, responsável pelo bem-estar do indivíduo. Assim, a falta de serotonina leva a alterações de humor frequentes atreladas com problemas de estresse e ansiedade.

Como melhorar o funcionamento da microbiota?

Caso você sinta que a sua microbiota está enfrentando problemas, ou então você deseja preveni-los, é bem simples resolver essa questão. Para isso, basta aumentar o consumo de psicobióticos, produtos ricos em bactérias boas para a microbiota. Veja alguns exemplos abaixo:

  • iogurte;
  • maçã;
  • kefir;
  • banana;
  • alho;
  • alcachofra.

Com um consumo equilibrado desses alimentos e a prática de exercícios físicos, gradativamente, o seu corpo começará a sentir os efeitos positivos dessas medidas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.