O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das mais perigosas emergências médicas que existem. Inclusive, com o passar dos anos essa condição se tornou uma das principais causas de morte no mundo.
Para se ter uma ideia, só no Brasil são registrados mais de 100 mil óbitos causados pelos diversos tipos de AVC, como o isquêmico e o hemorrágico, todos os anos. As informações são do Ministério da Saúde.
Resumidamente, o AVC acontece quando uma artéria ou veia é obstruída (isquemia) ou acaba se rompendo (hemorragia), daí o nome de “derrame” que é informalmente dado ao problema.
Dentre os muitos sintomas do Acidente Vascular Cerebral, destacam-se a fraqueza repentina, formigamento ou dormência em áreas específicas, dificuldades para falar e assimetria do rosto prejudicada.
(Imagem: divulgação)
Contudo, de acordo com médicos do Baylor Scott & White Health (BSW), centro médico localizado nos Estados Unidos, existem pelo menos dois grupos de sintomas provocados pelo AVC que são ignorados pela maioria das pessoas.
Estamos falando de náuseas, vômito e tonturas, bem como da perda repentina da visão, seja em um ou nos dois olhos.
Os especialistas explicam que, apesar de na maioria dos casos de AVC esses sinais não aparecem, eles são característicos do problema, uma vez que Acidentes Vasculares Cerebrais podem afetar os olhos e também estruturas neurológicas adjacentes, causando vertigens, tonturas, náuseas e vômito.
Portanto, é imprescindível que as pessoas fiquem bem atentas aos sinais, especialmente hipertensos, diabéticos, pessoas obesas e idosos. A qualquer sinal de AVC, um pronto-socorro deve ser procurado imediatamente.
Comentários estão fechados.