Banco Internacional disponibiliza cursos gratuitos para brasileiros

O Banco Interamericano de Desenvolvimento está oferecendo três cursos online gratuitos para as áreas de economia, negócios, finanças e gestão.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está oferecendo três cursos online, de forma gratuita, para as áreas de economia, negócios, finanças e gestão. As aulas estão disponíveis no idioma português e têm foco no público latino-americano e brasileiro.

Os cursos que estão disponíveis são: “Gestão de riscos em projetos”, “Gestão de Projetos de Desenvolvimento” e “Parcerias Público Privadas para o Desenvolvimento: Implementando Soluções no Brasil’’

Os alunos têm de sete a dez semanas para concluir os programas, sendo que cada um exige aproximadamente de duas a três horas de dedicação semanal.

Como funcionam os cursos

Os cursos são oferecidos gratuitamente e para conseguir o certificado de conclusão é necessário que o aluno seja aprovado no programa com uma nota mínima de 65% e pague a taxa de R$ 120.

A plataforma oferece aos seus alunos um auxílio financeiro para aqueles que não conseguem pagar o valor do certificado, reduzindo o valor para, aproximadamente, R$12.

Aqueles que optarem por receber a certificação também irão receber um “distintivo digital” que, segundo a plataforma, facilita o compartilhamento das conquistas acadêmicas e profissionais na internet.

Os cursos são criados a partir da modalidade “self-paced”, que permite uma maior liberdade para os estudantes conseguirem se programar para assistir às aulas.

Saiba mais sobre cada um dos programas:

1. Gestão de riscos em projetos

O objetivo prioritário é o desenvolvimento de habilidades de prevenção e solução de problemas que permitam fazer o gerenciamento antecipado de acontecimentos positivos e negativos focados na melhoria de resultados.

O público foco são os profissionais de inúmeras áreas, mas principalmente aqueles que possuam interesse em gestão de riscos, diretores ou supervisores de projetos, membros de equipes, financiadores, funcionários públicos de entidades nacionais, subnacionais e municipais. O programa inclui aulas de estudo de caso que permitem aos estudantes aplicarem as boas práticas de gestão de risco aprendidas durante o curso.

2. Gestão de Projetos de Desenvolvimento

Tem como objetivo desenvolver habilidades acerca de melhores práticas de gestão de projetos governamentais focados na promoção do desenvolvimento social e econômico da América Latina e Caribe.

Segundo a página do curso na edX, “como transformar propostas em realidades concretas que melhorem o bem-estar da sociedade e proporcionem resultados dentro do prazo e com recursos disponíveis’’.

3. Parcerias Público Privadas para o Desenvolvimento: Implementando Soluções no Brasil

O foco do curso é desenvolver profissionais do setor público de áreas como infraestrutura, saúde, educação, banda larga e o setor fiscal.

O objetivo é que sejam desenvolvidas habilidades de análise das diversas etapas de planejamento de projetos de Parcerias Público Privadas (PPPs) no Brasil.

Segundo a página do curso na edX, o programa permitirá que seja identificado “benefícios e riscos que esse tipo de disposição contratual possui para o fornecimento de infraestrutura e serviços públicos no País’’.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More