Saiba o que acontece se você comer chocolate muito velho

Será que você pode comer aquela barrinha antiga encontrada na geladeira?

Quem não gosta de chocolate, não é mesmo? Esse doce popular pode ser encontrado nos mais diversos sabores e formatos em grandes quantidades, especialmente durante a Páscoa. Após esse feriado, é muito comum esquecermos algumas embalagens no fundo da geladeira ou até mesmo em nossas bolsas. Nesses casos, será que é seguro comê-los?

Leia mais: Chocolate escuro ou branco? Saiba qual a opção mais saudável!

Para resumir, os chocolates possuem uma validade bem longa. Porém, é importante entender que muitos deles são acompanhados de outros conservantes ou ingredientes, como caramelos, amendoim ou nozes. Nesses casos, são esses itens que farão sua barra de chocolate estragar um pouco mais rápido.

Confira agora o que acontece se você comer chocolate velho.

As diferenças entre os tipos de chocolate

Como dito, apesar do chocolate ter uma vida útil longa nas prateleiras do mercado ou do seu armário, esse tempo pode variar bastante. Caso esteja comendo uma trufa, por exemplo, consumi-las é seguro apenas em um espaço de algumas semanas. Já os chocolates como o cacau em pó podem durar anos se bem armazenados.

Logo, quanto maior a quantidade de laticínios em sua composição, menor o prazo de validade. O chocolate branco, por exemplo, é consumível apenas por alguns meses, enquanto as barras escuras e fechadas de chocolate podem chegar até dois anos. Além disso, é importante mantê-los bem refrigerados, especialmente na geladeira.

Inclusive, muitos especialistas recomendam que você invista em chocolates de boa qualidade, pois os ingredientes utilizados são melhores. Assim, é bem improvável que estrague mais rápido, evitando bastante dor de cabeça (e de barriga).

O que fazer ao encontrar uma camada branca sobre o chocolate?

Em alguns casos, quando o chocolate está guardado por algum tempo, é normal encontrar uma pequena camada branca em sua superfície. Apesar de muita gente acreditar que é mofo, esse material parecido com plástico filme é, na verdade, a gordura que começou a se separar do resto do chocolate. Em alguns casos, é até possível consumi-lo, mas o melhor é não arriscar e jogá-lo no lixo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.