Batata: O consumo dessa fonte de carboidratos engorda ou não?
Venha descobrir se a batata é realmente uma vilã para quem quer emagrecer.
A batata é uma planta que produz um tubérculo comestível rico em amido, sendo assim, é uma excelente fonte de carboidrato. Além disso, esse tubérculo é rico em fósforo, ferro, potássio e cálcio e pode ser consumido de diversas maneiras – como purê, batata frita, batata recheada ou batata rústica. No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre o consumo desse alimento e seus efeitos colaterais.
Leia mais: 3 grupos de pessoas que devem evitar comer batatas
Batata: Como consumi-la?
Existem muitos boatos de que não se deve comer batata todo dia porque engorda. Bem, a batata pode estar presente nas dietas desde que seja consumida de forma equilibrada. Por exemplo, cada 100 gramas de batata cozida, equivale a 70 calorias, menos até do que 100 gramas de arroz. Entretanto, se você decidir comê-la frita, a quantidade de calorias aumentará demasiadamente. Algumas maneiras de como as batatas são preparadas, em excesso, podem sim contribuir para o seu aumento de peso, além de aumentar seu açúcar no sangue.
Ou seja, assim como qualquer alimento, a batata por si só, não é a responsável pelo seu aumento de peso e pode sim ser consumida todo dia. No entanto, os efeitos colaterais desse consumo vão depender da forma, assim como da quantidade, que você a consome.
Avalie as melhores maneiras de se alimentar com esse tubérculo
A batata frita se tornou muito popular nos fast-foods, como acompanhamento de um hambúrguer ou como entrada. A batata frita grande do Mc Donalds, por exemplo, possui 500 calorias. Você lembra da informação acima que 100g de batata cozida possui apenas 70 calorias? Com essa comparação, você pode confirmar que tudo depende da forma que você a consome.
Além disso, sempre que você consome uma fonte de carboidrato, seu nível de açúcar no sangue aumenta consequentemente. Então, o consumo constante de batatas fritas, além de contribuir para o aumento de peso, também contribui para o aumento dos níveis de glicose no sangue, aumentando assim, o risco de diabetes, pressão alta e doenças cardíacas.
Benefícios desse alimento
A depender da forma que for preparado, esse tubérculo pode trazer vários benefícios para o organismo. Ele te dá mais energia para se exercitar, você vai se sentir mais cheio ao consumi-la, o que pode te auxiliar no processo de perda de peso, além de contribuir para sua saúde intestinal. O grande segredo para incluir essa rica fonte de carboidrato na sua dieta, sem trazer malefícios, é adicionar uma quantidade adequada ao seu prato e conciliar com uma carne magra. Além de te deixar saciado e satisfeito, a proteína vai te ajudar a retardar a digestão, achando assim a curva de açúcar no sangue.
Comentários estão fechados.