Bebês do Ozempic: remédio para perda de peso aumenta a fertilidade?
Relatos de mulheres que engravidaram enquanto usavam remédios para a perda de peso acenderam o alerta para a relação entre os medicamentos e o aumento da fertilidade.
O uso de medicamentos para perda de peso, como Ozempic e Mounjaro, tem sido ligado a um aumento na fertilidade em mulheres com distúrbios metabólicos, incluindo diabetes e obesidade. Há relatos de mulheres que engravidaram acidentalmente enquanto usavam esses medicamentos, o que levantou preocupações.
Embora existam esses relatos, é importante ressaltar que esses medicamentos não são aprovados para tratar infertilidade e devem ser utilizados sob estrita supervisão médica. Acredita-se que a melhoria na regulação dos processos metabólicos proporcionada por esses fármacos pode também favorecer a regularidade da ovulação.
Medicamentos e fertilidade
Entre os medicamentos que podem ter impacto na fertilidade estão o Ozempic e Mounjaro. Ambos atuam regulando a produção de hormônios como a insulina e o glucagon, essenciais para o controle do açúcar no sangue. Essa regulação pode ajudar a melhorar a regularidade da ovulação, aumentando as chances de gravidez.
Outro fator que pode ter relação com os relatos é que a obesidade é um risco para a infertilidade. A perda de peso resultante do tratamento com esses medicamentos pode ajudar a melhorar a saúde reprodutiva das mulheres, reduzindo o risco de aborto espontâneo.
Apesar dos indicativos de uma possível relação entre os medicamentos e a fertilidade, mais estudos ainda devem ser concluídos. Vale reforçar ainda que o uso de tais remédios para a perda de peso não devem ser consumidos com a intenção de engravidar, pois estão fora das indicações aprovadas pelos órgãos regulatórios.
Como qualquer medicamento, esses produtos podem apresentar riscos e efeitos colaterais. É fundamental consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento, principalmente quem está buscando engravidar e tem distúrbios metabólicos.
Cada caso deve ser avaliado individualmente, pois a resposta ao tratamento com esses medicamentos para perda de peso pode variar de mulher para mulher. Além disso, existem outras opções de tratamento para a infertilidade, como a reprodução assistida.
Comentários estão fechados.