Benefícios da dança para o cérebro: 4 razões para começar a dançar

Que a dança faz bem para o corpo não é novidade, mas saiba que ela também é excelente para a mente.

Diversos estudos científicos mostram que movimentar o corpo no embalo de um ritmo musical, dançar, funciona como prevenção a doenças e pode melhorar quadros clínicos quando já há um problema de saúde instalado. Por isso, hoje iremos te contar por que dançar faz bem para o cérebro. Confira!

Leia mais: Por que fazer uma refeição é bom para o seu cérebro

Como a dança melhora a saúde da mente?

Movimentar o corpo ao som de músicas agradáveis melhora o sistema cardiovascular, favorece a respiração correta, aumenta o fluxo sanguíneo e também as defesas do corpo. Porém, se você acha que é só isso, saiba que os efeitos positivos da dança não param por aí! Veja a lista dos benefícios que a atividade oferece para o cérebro.

1. Ativação do hipocampo

Os movimentos executados no decorrer de uma dança proporcionam diversos efeitos benéficos para o cérebro, uma vez que as movimentações que ocorrem na atividade afetam positivamente o hipocampo, a região do cérebro que armazena as memórias. Além disso, a dança também ajuda a aprimorar o equilíbrio.

2. Combate a depressão

Quando a pessoa começa a dançar, a elevação da autoestima e a sensação de bem-estar são quase imediatas. Isso acontece porque o cérebro libera substâncias chamadas neurotransmissores durante a dança, ligadas justamente à sensação de motivação, bem-estar e prazer.

3. Reduz o estresse

A dança é uma ótima alternativa para aliviar o nervosismo e a ansiedade. A explicação é que quando uma pessoa está estressada, o corpo tende a produzir muito cortisol e adrenalina, consequentemente, o coração fica acelerado e os músculos, por sua vez, tornam-se rígidos.

Por outro lado, a dança promove a liberação de hormônios como endorfina, serotonina e dopamina, que são associados à felicidade e ao relaxamento, enquanto os níveis de cortisol e adrenalina passam a diminuir.

4. Estimula a criatividade

Essa atividade física também nos permite desenvolver novas formas de comunicação, haja vista que a dança consiste em um tipo de expressão que dispensa palavras e, desse modo, permite a espontaneidade da linguagem transmitida por meio dos movimentos.

Você fazia ideia de como a dança pode ser benéfica para o cérebro e o corpo como um todo? Pois bem, agora que você conhece os benefícios dessa prática, comece imediatamente a ensaiar uns passinhos!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More