Cérebro turbinado: Conheça 5 técnicas para aprender melhor e mais rápido

Alguns hábitos podem ser adotados para potencializar o desenvolvimento do aprendizado. Confira!

Se você acredita que passar horas em frente a uma pilha de livros e apostilas o ajudará a aprender as informações necessárias, está completamente enganado. Este artigo mostrará algumas técnicas essenciais para você aprender de forma mais eficiente, podendo melhorar suas chances de ser aceito em qualquer exame.

Leia mais: Autoestima elevada em ambientes tóxicos

Saiba como aprender mais rapidamente com essas técnicas

É muito provável que você tenha uma certa hora do dia em que se sinta mais à vontade para estudar. E é justamente nesse momento que você deve se dedicar aos estudos, já que seus níveis de concentração e energia estão sempre em alta. Dessa forma, a primeira dica é determinar esse horário e direcionar seus esforços para um aprendizado mais eficiente.

Não deixe de revisar os conteúdos

Outro ponto essencial para fazer com que você aprenda mais rapidamente é fazer uma revisão minuciosa de todo o material que foi estudado. Essa técnica é muito importante para reter as informações e evitar a temida “curva de esquecimento”, que ocorre quando o aluno deixa de revisar as anotações nas 24 horas seguintes.

Anotações à mão

Com a era digital, muitas pessoas podem negligenciar o mecanismo de fazer anotações à mão, mas ele é essencial para aumentar o aprendizado. Isso porque, para reforçar ainda mais o conteúdo em sua mente, você deve utilizar um caderno e anotar todas as partes que sejam mais relevantes de cada tema estudado. Pode ser na forma de tópicos, uma narrativa contínua, ilustrações ou desenhos. O mais importante é que você escreva.

Compartilhe o conhecimento

Assim que você terminar de pesquisar um determinado assunto que está estudando, ligue para um amigo ou talvez fale com um parente que esteja por perto e explique o que você aprendeu. Essa é uma das formas mais eficazes de compreender todo o material que foi estudado.

Faça exercícios

Por fim, é importante que você coloque em prática o que aprendeu. Isso porque quando um estudante alterna entre teoria e prática, a taxa de retenção de informações recém-aprendidas é de cerca de 75%. Dessa forma, fazer simulados de provas anteriores são excelentes maneiras de aprimorar suas habilidades e melhorar suas chances de ser aceito em um exame.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More