São descobertos novos benefícios do chá verde para a saúde
Alguns estudos recentes acrescentaram mais benefícios à lista. A melhora no funcionamento do intestino é um deles. Saiba a que conclusão eles chegaram.
Estudo publicado pela Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, apontou os benefícios do chá verde para a melhora do bem-estar das pessoas, como com a redução do açúcar no sangue e a manutenção da saúde intestinal. A pesquisa divulgada na Current Developments in Nutrition analisou se as propriedades do chá eram mesmo benéficas.
Leia mais: O chá de ervas pode ser uma alternativa saudável para o refrigerante
Benefícios do consumo regular de chá verde
Outras pesquisas já realizadas indicaram as vantagens de ingerir o chá verde em uma base regular. Entre os apontamentos, podemos chegar no aumento da saúde do coração por meio da redução do colesterol “ruim” (LDL). Além de, é claro, o melhor funcionamento dos vasos sanguíneos.
Os estudos também comprovaram uma melhoria na saúde mental dos indivíduos, pois o chá proporcionou uma redução no estresse, melhorou o humor e a qualidade do sono, o que resultou em mais disposição no dia a dia.
Um dos benefícios mais conhecidos do chá verde certamente é a redução da inflamação no corpo. Foi por tal motivo que os pesquisadores conseguiram relacionar a melhoria da saúde intestinal com a redução da presença de açúcar no sangue diante do seu consumo regular.
Ligação entre chá verde, açúcar no sangue e intestino
O estudo recente que fora publicado na revista associou o consumo de chá verde a um menor índice de obesidade, riscos à saúde e melhora da qualidade intestinal.
Após tomar o chá por 28 dias, os participantes apresentaram níveis mais baixos de açúcar, assim como redução uma nos índices de inflamação intestinal. Alguns exames também indicaram uma diminuição de proteínas pró-inflamatórias em amostras fecais e uma taxa de açúcar mais baixa na urina.
O levantamento dos pesquisadores também indicou que o consumo do chá contribuiu para a diminuir o chamado “intestino permeável”, que consiste na liberação de toxinas na corrente sanguínea e no aumento da inflamação do sistema gastrointestinal. Essa circunstância favorece o aumento no risco de desenvolvimento de doenças crônicas.
Qual é a quantidade de chá que deve ser consumida?
Para ter acesso a esses benefícios, é preciso consumir 1,2 litros de chá verde por dia! Pode parecer muito, mas como a bebida não contém níveis altos de cafeína, em comparação com o café ou o chá preto, beber o chá verde se mostra muito mais adequado para a saúde.
O ideal é consumir sem açúcar, já que ele aumenta a inflamação do organismo. Além disso, é fácil de preparar e pode ser ingerido quente ou gelado. Tudo depende do gosto e da temperatura do dia.
Comentários estão fechados.