Conheça 7 benefícios do pepino para a saúde

Veja quais são as vantagens de consumir esse potente alimento!

O pepino, fruto do pepineiro, é um vegetal muito consumido no Brasil. Em geral é utilizado em saladas, mas também pode ser consumido em sucos e outras preparações. Um dos efeitos mais conhecidos do pepino é o de hidratar a pele, no entanto, saiba que esse potente alimento também tem outras propriedades. Portanto, veja agora quais são os benefícios do pepino para a saúde.

Leia mais: As flores mais raras do mundo: Conheça agora quais são!

Além do uso culinário, o pepino também é comumente utilizado na indústria de cosméticos, justamente pelos efeitos para fins estéticos. Desse modo, existem máscaras faciais e diversos cremes que levam o pepino na composição. Confira agora os 7 principais benefícios desse alimento.

Melhora a hidratação

Por ser rico em água, o pepino é excelente para melhorar a hidratação do corpo. Portanto, se você tem dificuldade de beber água, pode utilizar o vegetal para complementar a ingestão diária, uma vez que ela representa cerca de 95% dele.

Melhora o ritmo intestinal

Primordialmente, para o intestino funcionar de forma adequada requer boa ingestão de água e fibras. Sendo assim, o pepino é uma ótima opção, pois é rico em água e em uma fibra chamada pectina, que contribui para a formação do bolo fecal.

Ajuda a emagrecer

Por ser um alimento pobre em calorias e rico em fibras, o pepino auxilia o processo de emagrecimento de duas formas: primeiramente, por não ser um alimento denso, rico em energia. Em segundo lugar, porque promove a saciedade, uma vez que as fibras têm esse feito de retardar o esvaziamento do estômago.

Previne cãibras musculares

Esse vegetal é uma fonte muito boa de potássio, que por sua vez é um mineral que participa do processo de contração muscular. Por isso, o consumo regular de pepino ajuda a prevenir as cãibras musculares.

Ajuda a desinchar

O pepino pode ser considerado um alimento com poder diurético, devido à quantidade de água e aos micronutrientes em sua composição. Logo, se você sofre com inchaço proveniente da retenção hídrica, essa pode ser uma forma de desinchar!

Previne o câncer

Além dos benefícios já conhecidos, o pepino tem uma boa quantidade de compostos bioativos que atuam no organismo como antioxidantes, ou seja, combatem os radicais livres e, por essa razão, previne o câncer.

Promove a saúde da pele, dos olhos e dos cabelos

O pepino também é ótimo para a pele, os olhos e os cabelos por ser rico em vitamina A e vitamina C, componentes essenciais desses órgãos e dos fios de cabelo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More