Bocha – Como Jogar, Quadra e Principais Regras do Esporte

Saiba mais sobre o esporte Bocha e aprenda onde surgiu, como jogar e suas principais regras.

0

Bocha é um esporte criado pelo Império Romano. Com a difusão do Império, o jogo passou a repercutir pelo mundo e se tornou tradicional em alguns países como Itália, Espanha, Inglaterra, França e Portugal.

Apesar de ser bem popular entre os idosos, o jogo também atrai alguns jovens. Bocha é o objeto principal do jogo, que consiste em uma bola pequena de madeira ou resina sintética.

Existem eventos esportivos de âmbitos internacionais para o jogo, como o Campeonato Mundial de Bocha. A Confederação Mundial de Bocha é a responsável pela fiscalização e promoção do evento. Na América Ladina, a Confederação Sul-Americana de Bocha.

Como jogar Bocha

Como jogar bocha

A principal regra do jogo é jogar a bocha o mais próximo possível do bolim. Os times podem ser individuais ou de 3 a 4 pessoas.

A partida inicia com a jogada do bolim (bola pequena lisa e fabricada de madeira). Geralmente é decidido na sorte qual equipe vai iniciar (cara ou coroa é muito utilizado). Depois de escolher na sorte, lança-se o bolim para a área localizada atrás da linha de arremesso.

Para considerar o arremesso válido, o bolim deverá parar dentro da área com até 5 metros delimitados pelas linhas existentes no fundo da quadra. A maior parte da circunferência deve estar dentro da linha sinalizada.

Se errar o lançamento, o jogador terá direito a uma segunda tentativa, que se falhar, passará para a outra equipe.

A equipe que arremessou o bolim (ou o jogador) será a primeira a  arremessar a bocha. Em seguida, a equipe adversária.

Depois, é a vez de quem não pontuou (exceto em casos de bola fora ou anulação). Se a bocha das duas equipes atingirem uma distância semelhante ao bolim, o time que lançou por último lançará mais uma vez. Caso permaneça o empate, a outra equipe deverá lançar. Assim, suscetivamente.

Logo após, os jogadores se aproximam das bochas e fazem as medidas das distâncias até o bolim. Quando o jogo é reiniciado, os jogadores mudam o lado da pista.

Quadra de Bocha

Quadra de Bocha

A quadra de Bocha, tradicionalmente, é feita de terra ou asfalto. Os campos onde o jogo acontece são nomeados de “cancha”.

Suas medidas têm cerca de 27,5 metros de cumprimento e de 2 a 4 metros de largura. Delimitado com separadores, em geral de madeira, com altura de pelo menos 12 centímetros.

Regras de Bocha

Confira a seguir as principais regras do jogo de bocha:

  • Pode ser jogado de forma individual ou com equipes de até 4 pessoas;
  • Cada time tem direito a 4 bochas por partida;
  • O local que o bolim parar é o ponto que as bochas devem se aproximar;
  • O lançamento das bochas não podem ser deslizados e sim no ar;
  • Os jogadores podem ser eliminar uns aos outros, pelo distanciamento das bolas adversárias ou caso chocar as próprias bochas.

Leia também: Bocha adaptada ou paraolímpica – História, regras e classificação

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.