Boeing pretende realizar lançamento ao espaço em março de 2024; saiba mais

Após tentativas malsucedidas, o Starliner, veículo espacial criado pela fabricante de aeronaves, está sendo preparado para o primeiro lançamento até março de 2024.

Em seu pronunciamento à imprensa na última segunda-feira (7), a Boeing demonstrou otimismo na resolução das questões técnicas que têm impactado o programa Starliner. Conforme as projeções atuais, a empresa almeja lançar a espaçonave no início de março de 2024.

O vice-presidente da empresa e responsável pelo projeto Starliner, Mark Nappi, declarou à CNBC que está em colaboração com a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA, na sigla em inglês) para definir as datas de lançamento.

Conheça a Starliner

A Starliner, ou CST-100 Starliner, é uma espaçonave fruto de quase quinze anos de desenvolvimento. Com ela, a Boeing busca competir com os modelos da SpaceX no cenário aeroespacial.

CST é a sigla em inglês para “Crew Space Transportation” (ou “Espaço de Transporte de Tripulação”, em tradução livre). O foco desse projeto da Boeing é no transporte de pessoas ao espaço.

(Imagem: divulgação)

O equipamento da Boeing faz parte de um Programa de Tripulação Comercial da NASA, que é para a construção e desenvolvimento de veículos por empresas de capital privado. A SpaceX também participa, com o Crew Dragon.

A ideia é que a espaçonave seja lançada por um dos foguetes Atlas V — que transporta até 7 astronautas e pode ser usado para até 10 missões.

Os problemas enfrentados pela Boeing

Em 2014, tanto a Boeing quanto a SpaceX foram agraciadas com incentivos para criar sistemas de transporte de astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS).

Entretanto, a Boeing enfrentou desafios consideráveis em cumprir os prazos estipulados. O teste não tripulado em dezembro de 2019 enfrentou dificuldades para alcançar a órbita planejada, atrasando o projeto.

Uma segunda tentativa não tripulada em agosto de 2021 também encontrou adversidades. Somente em maio de 2022 foi obtido êxito no teste.

No entanto, os esforços de voos tripulados foram interrompidos devido a falhas nos sistemas de paraquedas e nos chicotes de fiação.

A Boeing pretende efetivamente, em março de 2024, fazer a Starliner transportar dois astronautas da NASA à ISS para uma estadia de sete dias. Até este momento, os gastos no projeto já ultrapassaram US$ 1,5 bilhão além das estimativas iniciais.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.