Bolsa Família: beneficiários irregulares poderão sair da folha de pagamento

Para a retirada de irregularidades e fraudes no Bolsa Família, nova medida será tomada. Agora, os próprios beneficiários poderão se retirar.

O governo federal vai facilitar a saída dos beneficiários do Bolsa Família que estão recebendo o benefício de forma irregular. Para que isso aconteça, a solicitação de retirada poderá ser feita pelo aplicativo do Cadastro Único de segunda à sexta, a partir das 7h às 21h. Esta será uma tentativa para que as próprias pessoas possam se retirar.

O governo considera que este é o momento em que a maior quantidade de fraudes foram encontradas. As pessoas que declararam morar sozinhas, por exemplo, e residem com famílias, poderão se retirar por livre e espontânea vontade.

A nova medida foi publicada em portaria ao Diário Oficial da União (DOU), por solicitação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O texto diz que a exclusão por conta própria é destinada às pessoas que foram induzidas a solicitar o Auxílio Brasil, antigo nome do benefício, para que recebessem de forma indevida.

O MDS estima que cerca de 2,5 milhões de pessoas estão na folha de pagamento do benefício mesmo sem ter direito. No ano passado, 5 milhões de pessoas se cadastraram como unipessoais, dizendo que moram a sós.

Bolsa Família: como cancelar o meu benefício?

Para cancelar a inscrição no Bolsa Família será necessário acessar o aplicativo ou o site do CadÚnico (Cadastro Único). Se for pelo aplicativo, o MDS recomenda que esteja devidamente atualizado.

Após acessar o app ou o site, se direcione a aba “consulta completa, depois clique em “voltar”. Quando aparecer o botão vermelho, escola a opção “cancele o seu cadastro” e confirme a decisão.

Em março até dezembro deste ano, de acordo com o MDS, municípios e estados estarão atuando juntos para analisar os cadastros de somente uma pessoa. As pessoas serão avisadas pelo extrato no aplicativo ou através de SMS, de acordo com o MDS.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.