Brasil é o país mais afetado quando se trata de ansiedade e autoestima baixa

De acordo com uma pesquisa que foi realizada em onze países, o Brasil mantém a liderança nos casos de depressão e ansiedade durante o período de pandemia.

O ano de 2021 foi marcado por muitos comentários sobre infelicidade no mercado de trabalho. Tendo como um dos temas assíduos a crescente nos casos da Síndrome de Burnout em pessoas que exageravam nas horas de trabalho em home office. A síndrome é causada pelo esgotamento da mente e físico, motivado pela exaustiva rotina de trabalho.

Esse é um exemplo de como as empresas precisam se renovar para que não prejudiquem seus colaboradores e até mesmo se prejudiquem no mercado.

Leia também: Confira 5 dicas para controlar a ansiedade no dia a dia e ter mais tranquilidade na sua rotina

Com tantas mudanças na vida profissional e pessoal, se adaptar a tudo pode se tornar algo mais difícil que o imaginado, e também bastante doloroso, o que podem trazer danos para a autoestima da pessoa. De acordo com uma pesquisa que foi realizada pela Universidade de São Paulo (USP) em onze países, o Brasil mantém a liderança nos casos de depressão e ansiedade durante o período de pandemia. Conforme o estudo, o país é o que mais possui casos de ansiedade, com 63%, e depressão, com 59%.

A psicóloga Vanessa Gebrim, especialista em Psicologia Clínica pela PUC SP, destaca que se sentir bem tem sido um grande desafio para muitas pessoas e funcionários nesse período de pandemia. “As frustrações tem comprometido até mesmo a autoestima das pessoas, já que muitos não conseguiram realizar os projetos que tinham em mente. Esse aumento de casos de depressão e ansiedade vieram também por conta das mudanças drásticas na rotina de todo mundo, sem contar em todo medo e incerteza que chegaram junto. As pessoas começaram a ficar com as emoções à flor da pele, prejudicando o equilíbrio e contribuindo para a baixa autoestima” explicou ela.

Separamos aqui algumas dicas para você recuperar sua autoestima no trabalho. Confira:

1. Faça amigos no trabalho
Fazer amizade no trabalho torna os colaboradores mais engajados e felizes.

2. Procure por grupos de Networking
Com a era digital, é possível fazer parte dos grupos online ou até mesmo presenciais em algumas regiões.

3. Saia da zona de conforto e converse com novas pessoas
Se tratando de networking, é muito importante falar sobre como as pessoas pensam e dar ideias criativas de como construir seu negócio.

4. Faça terapia
A falta da autoestima pode ser a ligação dos quadros de ansiedade, medo, fobia e até mesmo depressão. Assim, procurar por um profissional pode ser necessário e também auxilia no controle das emoções.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More