Brincadeiras com bexigas

Conheça brincadeira, simples, práticas e baratas, perfeitas para fazer com crianças de todas as idades.

0

Nas férias, nos finais de semana, na hora do intervalo ou recreação na escola. Não importa o lugar, as brincadeiras com bexigas, dependendo da região, também chamadas de balões, sempre rendem momentos muitos momentos divertidos e de muita descontração.

Muito além das festas, as bexigas são uma possibilidade muito barata e versátil, as brincadeira com bexigas permitem uma grande diversidade de atividades para todos os gostos e faixas etárias. Além disso, boa parte delas podem ser feitas em equipe.

Porém, para crianças os balões podem ser objetos perigosos. Por isso, além de sempre supervisionar os pequenos durante as brincadeiras, guarde-os sempre em locais de difícil acesso.

É necessário manter muita atenção com os pedaços de bexiga estourada, uma vez que eles que eles podem ser ingeridos e provocar o bloqueio das vias respiratórias, o que pode ser muito perigoso. Ao final da diversão, lembre-se de recolher todos os pedaços e descartá-los em local adequado.

Queimada com balões

A queimada tradicional pode ficar ainda mais divertida quando a bola é substituída por balões cheios de água. Para brincar é necessário apenas um espaço amplo e uma boa quantidade de bexigas com água.

Como brincar de queimada com balões: assim como no jogo tradicional, as crianças serão divididas em duas equipes. Cada uma delas ocupará um lado da quadra, as regras são similares, e conforme os adversários forem atingidos, eles vão indo para o fundo da quadra oposta. Aqueles que conseguem agarrar o balão seguem na brincadeira e podem usá-lo para “queimar” os oponentes.

Foguete de bexiga

Para a brincadeira, que é uma competição entre os foguetes, além das bexigas, é necessário duas cadeiras posicionadas a uma certa distância, e com as costas viradas uma para outras.

Como brincar de foguete de bexiga: ligando as duas cadeiras, deverá ser colocado um barbante de cada lado das costas, de maneira que eles formem uma espécie de varal. De cada lado, é necessário colocar um canudo de plástico no barbante.

Depois de cheias, as bexigas não devem ser amarradas, mas é necessário segurar a boca a fim de que elas não se esvaziem. Ainda segurando, a lateral delas deve ser fixada ao canudo com fita adesiva.

Feito isso dos dois lados, sempre com a boca do balão voltada para a extremidade, as duas crianças que estão brincando podem liberar o ar para conferir qual a bexiga chegará mais rápido do outro lado.

Batata quente

Muito popular entre as crianças da educação infantil, a batata quente também pode ser feita usando balões. Para que ele não estoure tão facilmente, é possível enchê-lo de água, isso se não houver problemas caso algum dos participantes se molhe. É uma brincadeira ideal para trabalhar a agilidade e coordenação.

Como brincar de batata quente: posicione as crianças em uma roda, e escolha uma para cantar a brincadeira, esta, deverá ficar de costas para os demais. Ela começa cantando “batata quente, quente, quente, quente, quente..” e enquanto isso os coleguinhas vão passando a bexiga de mão em mão. Quando a criança que estiver cantando disser “queimou!”, quem estiver com o balão na mão sai da brincadeira, até que só reste o vencedor.

Tênis de balões

Esta brincadeira faz muito sucesso com as crianças menores. Para brincar é preciso ter balões e dois pratinhos descartáveis, com um palitinho de sorvete colado em uma das extremidades, que serão usados com as raquetes. Além de divertida, é um estímulo na confecção dos próprios brinquedos.

Como brincar de tênis de balões: a brincadeira, feita em duplas, é muito simples. Basta que um adulto encha o balão para que as crianças o utilizem como a bola do tênis. O objetivo é jogar a bexiga de um lado para o outro, usando a raquete, sem deixá-la cair no chão.

Bonecos de balão e farinha

Uma vez que os balões estejam cheios de farinha, eles podem originar uma série de brincadeiras. Mas atenção, há o risco de que o balão estoure, fazendo muita sujeira, então é importante que o manuseio seja feito em um local adequado.

Como fazer bonecos de balão e farinha: os bonequinhos são muito simples de serem feitos. Basta escolher bexigas de cores variadas e usar um funil enchê-las com farinha de trigo. Aí, é só soltar a imaginação e fazer muitas decorações divertidas. É possível usar lã para fazer os cabelos, usar canetas para desenhar carinhas, pregar olhos e tudo o que a criatividade permitir.

Guerra de balões

Quando o assunto é brincadeiras com bexigas, esta é uma das mais lembradas. Muitos simples de ser executada, basta separar alguns balões e enchê-las com água.

Como brincar de guerra de balões: o ideal é brincar em um local que possa ser molhado e que não seja escorregadio para evitar quedas. Cada balão cheio será uma “munição”. Com elas prontas, é só começar a brincadeira. O jogo poderá ser livre, ou seja, é válido acertar em qualquer pessoa. Ou a quantidade total de bexigas pode ser dividas entre duas equipes, vence aquela que acertar o maior número de “munições” no time adversário.

Pintura com bexiga

Para as crianças de curtem brincadeiras com uma veia mais artísticas, esta tem a pegada ideal. Ela pode sofrer algumas variações, mas no final, o objetivo é o mesmo: deixar a criançada soltar a criatividade utilizando balões e tinta atóxica.

Como brincar de pintura com bexiga: separe grandes pedaços de papel, aqui, quanto maior, melhor. Também é importante que a gramatura do papel não seja muito fina, pois ele poderá ser facilmente perfurado por conta da tinta molhada. No mais, é só distribuir as tintas em pratinhos, e separar alguns balões para encher de ar, outros com água e, ainda, alguns com diferentes grãos, como arroz e feijão. Os balões cumprirão o papel de carimbos, e as crianças podem usá-los para criar diferentes desenhos. Ao final, uma boa ideia e fazer uma exposição para o restante da família ou da escola.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.