Brincadeiras de Final do Ano – Confraternização, amigo secreto e reuniões

Confira as nossas sugestões e dicas para integrar os convidados e tornar a sua festa de final de ano mais animada.

0

Na escola com os alunos, com os colaboradores da empresa, na rodinha de amigos ou em família. Não importa a situação, as festas de final de ano possuem um clima único de celebração, agradecimento e confraternização.

É aquele momento de estar com quem a gente gosta, agradecendo pelas conquistas do ano que se passou e desejando coisas boas para o ano que está por vir. Além disso, também é um momento de despedidas, já que a época coincide com o final do ano letivo em escolas, universidades e outros cursos.

Sendo assim, nada melhor do que fazer com que ele seja memorável e especial para cada um dos participantes. Além de deliciosas comidas e trilha sonora característica, prepare também a animação para executar todas as brincadeiras para final de ano que selecionamos abaixo.

Surpresa no balão

Antes do início da festa o organizador fica responsável por escolher várias prendas e as escrevê-la em papeizinhos. Vale dançar uma música brega, declamar um poema, cantar, vestir uma fantasia e tudo aquilo que a criatividade permitir. Aí é só dobrar os papéis, colocá-los nos balões e enchê-los com ar.

Depois é só fazer a decoração da festa, ou simplesmente espalhá-los no local, mas com bastante cuidado para não estourarem. Na hora da brincadeira, cada participante vai escolher uma bexiga. Aí é só estourar um de cada vez e ir cumprindo as tarefas. Aquele que não quiser terá que pagar um mico maior ainda. A diversão com certeza estará garantida!

Bingo

Não tem quem não goste! É uma das brincadeiras mais animadas, e por esse motivo, presente em praticamente todas as confraternizações. O kit para brincar já vem pronto e pode ser encontrado em lojas populares ou grandes supermercados.

Os prêmios? Cada participante fica responsável por comprar algum objeto barato e que sirva para qualquer pessoa: caneca, objetos de decoração, porta-retrato ou caixa de chocolate, por exemplo. O importante é escolher a pessoa mais animada da turma para cantar o bingo.

Amigo da onça

Está cansado do amigo secreto tradicional e quer inovar? Essa brincadeira é uma excelente dica, porque além de inovadora, vai proporcionar momentos de muita alegria. Existem muitas versões, inclusive variando entre as regiões do Brasil.

Porém, em uma das mais tradicionais, cada um ficará responsável por preparar um presente engraçado. É importante alertar a todos para evitarem itens pejorativos ou que ofenda outro participante, já que o intuito é descontrair e confraternizar.

Além disso, o organizador deverá colocar em uma caixa ou saquinho, papéis com números escritos de acordo com a quantidade de participantes.

Ao chegar no local da brincadeira, todos os presentes, sem identificação, devem ser colocados em um único lugar. Na hora da brincadeira cada participante retira um número. O primeiro pode escolher qualquer um dos presentes.

O segundo terá uma vantagem: além de escolher qualquer presente, poderá trocá-lo com o número 1, e assim, sucessivamente, de modo que o último a escolher ficará com o melhor presente, já que ele poderá trocar com qualquer pessoa.

Mímica

Essa é uma das melhores dicas para grupos onde as pessoas são engraçadas e desinibidas. Ela pode ser dividida em categorias, tais como filmes, animais, plantas, ações e outros. Quem estiver organizando a brincadeira fica responsável por escrever os itens e colocá-los em uma caixa ou saquinho de tecido.

Os participantes vão escolhendo as prendas e precisam, sem falar, apenas com gestos, fazer com que as outras pessoas descubram do que se trata. Quem descobrir será o próximo a fazer a mímica. Para deixar a brincadeira mais movimentada, é possível usar um fundo musical bem animado.

Amigo misterioso

É uma brincadeira importante na hora de ressaltar qualidades das pessoas do grupo, o que promove união e possibilita a demonstração de admiração. Antes de começar a brincadeira, alguém deve escrever o nome de todos os participantes em papéis e colocá-los um recipiente.

Todos devem escolher um papel e manter o nome que está escrito nele em segredo. Alguém deve se dispor a começar, e todos farão perguntas a ele. Porém, para dificultar ainda mais, não é permitido questionar características físicas. Deve-se perguntar coisas subjetivas, como gostos e qualidades. O dono do papel só poderá responder com “sim” ou “não”. Quem conseguir acertar, além de ganhar um brinde, será o próximo a responder as perguntas sobre outro amigo.

Balão da motivação

Outra opções para usar balões, é pedir para cada um dos membros do grupo escreverem em papéis os seus desejos e votos para o próximo ano. Depois, é necessário colocá-los dentro dos balões que serão cheios e espalhados pelo local. Depois de bem misturados, cada um deve escolher um, estourá-lo e ler a mensagem em voz alta.

Dinâmica do chocolate

Essa é uma das mais animadas e certamente a mais competitiva. Antes de iniciar a brincadeira, o organizador deve escrever em papéis o nome de todos os participantes.

Além disso, cada pessoa deve levar uma pequena quantia em dinheiro (todos devem levar R$ 2,00 ou R$ 5,00, por exemplo) e também uma barra ou caixa de chocolate. Uma pessoa ficará responsável por recolher o dinheiro e os chocolates são colocados em uma mesa.

Em um sorteio cego alguém irá retirar um dos nomes. O que sair primeiro poderá escolher um chocolate, mas já estará fora da brincadeira. Ele será responsável por sortear o próximo, e assim, sucessivamente, até que reste apenas um nome. A última pessoa ficará com o pior chocolate, mas em compensação, ganhará todo o dinheiro recolhido entre os participantes.

Árvore personalizada

A montagem da árvore é mais um momento de confraternização do que uma brincadeira propriamente dita. É ideal para ser feita em escolas ou entre as famílias. Alguém ficará responsável por montar a árvore, mas sem nenhum enfeite. Para substituí-los na decoração, cada um deve levar uma foto da família, e ainda, pequenas mensagens em papéis recortados no formato de enfeites de natal.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.