17 Brincadeiras para fazer no Dia das Crianças

Transforme a data comemorativa em um dia memorável para as crianças, seja em casa ou na escola, com amigos, familiares ou vizinhos.

0

O Dia das Crianças, para os brasileiros, é comemorado no dia 12 de outubro. Contudo, mais do que um momento para presentear os filhos ou alunos, a data é um momento de valorizar uma das fases mais importantes da vida, a infância.

Para isso, nada melhor do que dedicar o dia inteiro para lhes dar atenção e construir muitas memórias afetivas. Ainda que os brinquedos preferidos sejam aqueles que envolvem tecnologia, o momento é propício para resgatar brincadeiras tradicionais, que promovem horas de muita interação.

Além disso, é um dia ideal para se desconectar um pouco do celular, computador e outros eletrônicos e voltar toda a atenção para os pequenos e aquilo que eles mais gostam de fazer com os amigos, vizinhos de rua ou condomínio, primos, ou colegas de escola. Independente da atividade escolhida, o importante é estar presente e fugir da rotina cansativa do dia a dia.

Pensando nisso, nós do Escola Educação, selecionamos as melhores brincadeiras para fazer no dia das crianças. Monte seu roteiro agora mesmo e garanta momentos inesquecíveis junto dos pequenos.

Acampamento

Uma das brincadeiras preferidas pelas crianças, justamente por representar uma grande aventura, é o acampamento. E não precisa ser em locais abertos! Com barracas, lençóis e colchonetes, até mesmo um pequeno apartamento pode se transformar em uma área de camping. Deixe o local o mais aconchegante possível para que os pequenos possam passar a noite no acampamento.

Festa do pijama

É indicada para quem possui uma turma com vários membros, sejam amiguinhos, primos, colegas de escola ou vizinhos. Pais ou professores podem se empenhar em realizar uma festa do pijama com várias atividades, brincadeiras, exibição de filmes com petiscos e um jantar bem gostoso.

Caça ao tesouro

Na mesma pegada, de atividades em locais fechados, a caça ao tesouro é uma boa sugestão. Escolha vários prêmios bem legais e os espalhe por locais dentro de casa, pelo quintal ou sala de aula. Depois, entregue um mapa para cada um dos participantes. Quanto mais difíceis forem as dicas, mais divertida será a brincadeira.

Piquenique

Um dos pontos positivos dessa atividade é o fato de ela ser colaborativa. Se for feita fora de casa, cada um pode levar um prato, mas se for organizada em conjunto com os pais, é uma oportunidade de as crianças colocaram a mão na massa, já que o dia é especial para elas. O piquenique não precisa ser, necessariamente, em um parque. Vale estender a toalha no quintal ou até mesmo dentro de casa. Para incentivar uma boa alimentação, escolha alimentos saudáveis, como frutas, sucos naturais, cereais e sanduíches caseiros.

Stop! ou adedonha

Para executar a brincadeira, quanto mais participantes melhor, já que a competição será mais acirrada e consequentemente, mais divertida. Antes de começar a brincadeira defina as categorias para montar a tabela. As mais comuns são animais, cores, CEP (cidade, estado e país), nome próprio, frutas e carros, mas as variedades podem ser escolhidas conforme a criatividade da turma.

Telefone sem fio

O bom dessa brincadeira é que ela não precisa de nenhum acessório, portanto, basta reunir as pessoas e esperar pelas risadas. Sentados em círculo, um dos participantes deve dizer uma frase no ouvido de quem está ao seu lado. Ao ouvir a mensagem, a pessoa deve passá-la para o próximo, sem que os demais escutem, e assim, sucessivamente. Quando a frase chegar ao último participante ele deverá dizer o que escutou. Geralmente ela não é nada parecida com a original, pelo contrário, acaba ficando muito engraçada.

Corrida de vassoura

Trace uma linha de chegada e entregue uma vassoura para cada um dos competidores. O intuito é cumprir todo o percurso equilibrando a vassoura na palma da mão. Vence aquele que ultrapassar a chegada primeiro. Porém, se algum competidor derrubar a vassoura, ele deverá pegá-la e recomeçar a prova do início.

Bandeirinha estourou!

Para brincar, se não tiver uma quadra já demarcada, as marcações do campo (central e linhas de fundo) podem ser feitas com giz escolar. Os competidores serão divididos em duas equipes, cada um em um lado do campo. Ao fundo serão colocadas as bandeirinhas, que podem ser qualquer objeto. Alguém dirá: “bandeirinha estourou!”. Dado o sinal, o objetivo é pegar a bandeirinha do adversário e levá-lo ao seu campo. Mas atenção, quando um jogador adentrar no campo rival e for tocado por um oponente, ele ficará paralisado e só poderá ser salvo se um colega da mesma equipe encostar nele. Vence quem alcançar o objetivo primeiro.

Pega-pega

É uma das brincadeiras mais tradicionais, e não há dificuldades para brincar de pega-pega. Um dos coleguinhas será sorteado como o pegador, que sairá em busca dos demais colegas. Quando ele conseguir pegar alguém, a pessoa automaticamente será o novo pegador. A brincadeira dura enquanto as crianças tiverem interesse em brincar.

Arrastão

É muito parecido com o pega-pega, porém, no arrastão quando um participante for pego ele deve ficar de mãos dadas com o pegador e assim por diante, até que todos tenham sido pegos. Para dificultar a brincadeira, aqueles que já foram pegos não poderão soltar as mãos dos colegas.

Alerta cor

Mais uma das modalidades de pega-pega, o alerta cor é uma brincadeira que exige um espaço mais amplo.Um dos participantes será escolhido como o pegador e os demais devem ficar espalhados pelo local. Ele dirá “alerta cor!” e os outros vão responder “que cor?”. O pegador vai escolher uma cor e todos devem tocar em algo dessa cor para ficarem salvos. Se não encontrarem nada, poderão ser pegos.

Atividades artísticas

Praticamente todas as crianças gostam de brincadeiras em que podem expressar sua imaginação e criatividade. Para isso, nada melhor do que usar as atividades artísticas. Para deixá-las ainda mais interessantes, disponibilize vários tipos de tinta, pincéis, lápis de cor, papéis de diversas cores e gramaturas e revistas para recortar. Deixe que façam as obras livremente, e quando estiverem prontas, faça uma exposição em casa ou na escola.

Massa de modelar

Que tal soltar o lado criativo por meio de brincadeiras com massinhas? E melhor ainda, que tal prepará-las em casa? Fazer massinha é muito fácil e requer insumos que todo mundo tem no armário. Junte uma xícara de sal, quatro xícaras de farinha de trigo, uma xícara e meia de água e três colheres de sopa de óleo. Misture os ingredientes até obter uma massa homogênea. O último passo é adicionar corante alimentício da cor desejada. As massinhas são atóxicas e terminada a brincadeira, podem ser conservadas em geladeira por vários dias.

Teatro de fantoches

A contação de histórias é uma atividade capaz de favorecer o mundo lúdico das crianças. E não para por aí, permite que elas entrem em contato com novos cenários e outras realidades. Desenvolver os enredos com base em personagens representados por fantoches é uma das formas de torná-los mais interessantes e atrativos. Os bonequinhos podem ser comprados prontos ou feitos em casa, com o auxílio de adultos. Vale escolher histórias conhecidas ou soltar a imaginação fazendo as próprias narrativas.

Jovem Chef

Muitas crianças, desde cedo, demonstram interesse em ajudar pais e avós no preparo dos alimentos. Dessa forma, nada melhor do separar um momento exclusivo para eles, sob total supervisão de um adulto. Escolha receitas que agradem ao paladar dos pequenos, mas que ao mesmo tempo sejam de preparo simples. Ajude-os a caprichar na apresentação e sirva as preparações para toda a família.

Gincana

Em um dia tão especial, nada melhor que organizar uma gincana com as crianças. Como dia 12 de outubro é feriado nacional no Brasil, os pequenos provavelmente estarão em casa durante o dia todo. Para deixar a tarde movimentada, organize equipes e faça as melhores brincadeiras para gincana. Ao final das atividades, organize um lanche e um momento de confraternização entre os participantes.

Cinema em casa

Reúna as crianças para que elas assistam seus filmes preferidos, ou ainda, aqueles que acabaram de ser lançados. Para deixar a sala mais parecida com um cinema, feche bem todas as cortinas e prepare alguns lanches. Além da tradicional pipoca, separe alguns doces, sucos e frutas picadas. Outra dica é distribuir algumas almofadas pelo ambiente, para que ele se torne mais aconchegante.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.