Cabeleireiro ou cabelereiro?
Você sabe qual a forma correta de escrever essa profissão? Por conta da origem da palavra, muitas pessoas confundem como se escreve. Confira agora a resposta.
É muito comum surgirem dúvidas sobre como escrever algumas palavras. Isso acontece, principalmente, quando existem palavas com a junção de e e i. Ainda mais se levar em conta a forma rápida que muitas pessoas costumam falar.
Dentre essas palavras que geram dúvidas, pode-se citar cabeleireiro e cabelereiro. Afinal, você sabe qual a forma correta de escrever essa palavra? Você sabia que a causa dessa dúvida é a confusão com a origem dessa palavra? Confira agora como se escreve.
A forma correta é cabeleireiro. Geralmente, as pessoas acreditam que essa palavra se origina de cabelo, concluindo então que é cabelereiro. Mas, na verdade, a origem é cabeleira, resultando em cabeleireiro.
Exemplos com cabeleireiro
Confira agora alguns exemplos com a palavra cabeleireiro:
- Nunca mais fui ao cabeleireiro;
- Ontem ela passou o dia fofocando com a cabeleireira;
- Você marcou cabeleireiro pra nós duas?;
- Amanhã irei ao cabeleireiro pintar meu cabelo.
Formação da palavra cabeleireiro
No Brasil, é muito comum que o sufixo nominal -eiro se refira a algum trabalho ou ocupação. No caso, o sufixo –eiro é acrescentado à palavra cabeleir(a). Confira abaixo outros exemplos:
- Barbeiro;
- Sapateiro;
- Cozinheira;
- Engenheiro.
Leia também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.