Eminente ou iminente

Ambas as palavras existem na língua portuguesa. Mas, seus significados são diferentes. Saiba como escrever e aplicar esses adjetivos.

0

Eminente e iminente são dois adjetivos, ou seja, ambas as palavras existem. Mas, possuem dignificados diferentes e não são sinônimas. Então, se as duas estão corretas e não são sinônimas, qual a forma correta de aplicar?

Enquanto uma é utilizada para adjetivar algo ou alguém com qualidade superior, outro se refere a a algo que está prestes a acontecer, além de querer certificar as outras pessoas de que essa tal coisa está acontecendo.

Confira agora quando aplicar eminente ou iminente. 

Eminente – Quando usar?

A palavra eminente é um adjetivo utilizado para se referir a alguém com uma qualidade ilustre e superior. É muito comum utilizar para tratar pessoas de grande importância social. Além disso, também pode se referir a algum monumento de importância histórica.

O adjetivo eminente é sinônimo de insigne, ilustre, superior, sublime, excelente, alto, proeminente e elevado. Confira agora exemplos com eminente:

  • O eminente pintor fez a mais bela obra;
  • A eminente escultura se destaca muito mais.

Iminente – Quando usar?

A palavra iminente se refere a algo que está prestes a acontecer. É muito comum que utilizem esse adjetivo para alertar, avisar que algo está próximo a acontecer. Além de certificar que as pessoas sabem do futuro acontecido.

Iminente é sinônimo de imediato, urgente, independente, próximo, prestes e perto. Confira agora exemplos com iminente:

  • Creio que essa mudança já está iminente;
  • Corra! Você está correndo um perigo iminente.

Leia também: 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.