Existe o horário certo de tomar café para evitar que você fique estressado
Saiba mais sobre o horário ideal para tomar café e potencialize seus benefícios!
Para aqueles que dependem de uma xícara de café para iniciar o dia, a escolha do momento certo para desfrutar dessa bebida pode fazer toda a diferença. Especialistas revelam que, para maximizar os benefícios energizantes e evitar o nervosismo, o horário ideal para tomar o primeiro café do dia é entre 9h30 e 11h.
Veja também: Enfiar a cabeça no freezer: a alternativa inesperada à cafeína para despertar
Isso porque estudos científicos indicam que os níveis de cortisol, os hormônios do estresse, atingem o pico pela manhã e diminuem ao longo do dia, com notáveis quedas por volta das 9h30 e 13h. Consumir café muito cedo pode acentuar ainda mais esses níveis, aumentando o risco de nervosismo desnecessário.
Café, cortisol e circadiano
A nutricionista esportiva Amanda Maucere destaca a importância de entender a interação entre café, cortisol e ritmo circadiano.
“Embora não tenha havido muita pesquisa feita em humanos sobre a interação entre o café, o cortisol e o ritmo circadiano, sabemos o suficiente sobre cada um separadamente. Por isso, sugiro que esperar um pouco antes de tomar a primeira xícara de café da manhã é uma boa ideia”, explicou ao site de saúde Well and Good.
Efeito da cafeína no corpo
O fato é que a cafeína começa a fazer efeito aproximadamente 5 minutos após o consumo, atingindo o pico entre 15 minutos e duas horas, dependendo da ingestão alimentar anterior e do metabolismo individual. Algumas pessoas podem levar até dez horas para metabolizar completamente a cafeína.
Café e sono
Em relação ao restante do dia, a recomendação é evitar o café até seis horas antes de dormir. O excesso de cafeína pode perturbar o sono, bloqueando os receptores dos hormônios adenosina e melatonina.
Assim, para quem pretende dormir às 22h, a última xícara de café ideal seria por volta das 16h. Enquanto isso, para aqueles que precisam de energia durante a tarde, uma opção mais leve é o chá, que contém cerca de um quarto da cafeína presente no café.
Quantidade ideal
Quanto à quantidade de café, especialistas sugerem que 100 a 150 miligramas de cafeína, equivalente a uma ou uma xícara e meia de café, é uma dose razoável para dar um ânimo saudável pela manhã. No entanto, é crucial estar atento ao número total de xícaras consumidas diariamente.
Portanto, a recomendação da Federal Drug Administration (FDA), agência reguladora de medicamentos, é não ultrapassar 400 miligramas de cafeína por dia para adultos, o que corresponde a aproximadamente quatro xícaras de café.
Comentários estão fechados.