Calendário Chinês – História, Origem e Significado
O calendário chinês era um sinal de um império bem governado, cujo governante era apoiado pelo Mandato do Céu.
O calendário chinês é lunissolar, incorporando elementos de um calendário lunar com os de um calendário solar. Está em uso contínuo na China há quase 4000 anos. O calendário era importante na China antiga, tanto como um guia para as atividades agrícolas quanto para a regularidade no ciclo anual.
Ele era um sinal de um império bem governado, cujo governante era apoiado pelo Mandato do Céu. Todos os anos, o imperador publicava um calendário preparado por um conselho de astrônomos. No antigo calendário lunar chinês, cada mês começava no dia da lua nova, com um dia adicional acrescentado de tempos em tempos, para acompanhar os “desvios” entre o calendário e o ciclo real da lua.
Vinte e quatro marcadores sazonais chamados jiéqì, que seguem o ano solar, foram inseridos no calendário chinês para ajudar os agricultores a decidir quando plantar ou colher. Cada jiéqì foi nomeado em homenagem a um evento que ocorreu durante esse período nas planícies do norte da China, como “o despertar de insetos”.
Depois que os jesuítas introduziram a astronomia ocidental na China durante o século XVII, um calendário baseado nos verdadeiros movimentos do sol e da lua, calculado com sinusóides, foi publicado.
A República da China adotou oficialmente o calendário gregoriano para fins públicos a partir de 1º de janeiro de 1929. Na maior parte do leste da Ásia, o calendário gregoriano é usado para atividades do dia-a-dia, mas o calendário chinês ainda é usado para festividades do Leste Asiático e para comemorar o Ano Novo Chinês (ou “Festival da Primavera”). Ele também é usado na astrologia para escolher a data mais auspiciosa para eventos como um casamento ou a abertura de um prédio.
História
O calendário era importante na China antiga porque era usado pelos agricultores para regular suas atividades agrícolas. A regularidade no ciclo anual era um sinal de um império bem governado no qual o governante era capaz de manter a harmonia entre o Céu e a Terra.
O calendário preparado anualmente pelos astrônomos do imperador era um símbolo de que o governo de um imperador era sancionado pelo céu. Segundo a lenda chinesa, em 2254 a.C, o imperador Yao ordenou que seus astrônomos definissem os ciclos anuais de acordo com as mudanças de estações.
Durante a dinastia Shang, um calendário era preparado anualmente por um conselho de matemáticos sob a direção de um ministro do governo imperial. Cada nova dinastia chinesa publicava um novo calendário anual oficial e a publicação de um calendário não oficial poderia ser considerada um ato de traição.
Calendário atual
O Imperador Wu, da dinastia Han Ocidental (206 a.C – 9 d.C) introduziu reformas que foram mantidas até os dias de hoje no calendário chinês. Todos os anos no calendário chinês um animal é homenageado.
Existem 12 animais na representação do calendário chinês e a cada 12 anos, o ciclo se repete. Os chineses acreditavam que, dependendo do ano em que a pessoa nasceu, sua personalidade assumiria os aspectos daquele animal.
Lendas
Segundo uma antiga lenda chinesa, a ordem dos animais no calendário era determinada por uma corrida. Os animais corriam através de um rio e a sua posição no calendário era determinada pela forma como terminaram a corrida. O rato venceu porque andava nas costas do boi e saltou das costas dele no último minuto, para vencer a corrida.
Os Cinco Elementos
Existe também um elemento para cada ano. Existem cinco elementos que regem a cada ano. Eles são: madeira, fogo, terra, metal e água.
Feriados
Os principais feriados chineses ainda usam o calendário chinês para determinar quando serão celebrados. Esses feriados incluem o Ano Novo Chinês, o Festival das Lanternas, o Festival do Dragão dos Barcos, a Noite dos Setes, o Festival do Fantasma, o Festival do Meio Outono e o Festival do Solstício de Inverno.
Curiosidades
- O gato foi o décimo terceiro animal na corrida pelo calendário chinês. O gato tentou montar na parte de trás do boi, assim como o rato, mas o rato empurrou o gato para a água e ele não conseguiu um lugar no calendário.
- O início do Ano Novo Chinês acontece entre 21 de janeiro e 21 de fevereiro de cada ano. É determinado pelo ciclo solar e lunar.
- O calendário tem 12 meses que são meses lunares, o que significa que cada mês começa à meia-noite do dia da lua nova.
- Quando os 12 animais e os 5 elementos são combinados, o calendário é executado em um ciclo de 60 anos.
- Cada mês tem 29 ou 30 dias de duração. Um mês extra é adicionado ao ano de vez em quando para ajustar a duração do calendário ao ano solar.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.