Campeãs de erro! 5 palavras que são o ‘calcanhar de Aquiles’ de muita gente
Conheça exemplos de palavras que podem ser escritas erradamente e confira suas características. Saiba quais são elas e evite erros!
O português carrega algumas palavras que compartilham sons parecidos. Quando não temos certeza da grafia adequada da palavra, por vezes podemos transcrevê-la erroneamente.
Veja também: Não erre mais! Não coloque mais acento NESTAS palavras em 2024
Paralelamente, outro motivo de confusão na língua portuguesa pode ser a acentuação. Com ciência da complexidade do nosso idioma, agrupamos quatro palavras para você ficar de olho e não errar mais na hora de escrever.
1. Reivindicar é uma das palavras
Em primeiro lugar, há a palavra reivindicar. Da lista, provavelmente é uma das palavras menos utilizadas. Reivindicar significa demandar esforços para recuperar algo que pertence a alguém ou está na posse de outra pessoa. O significado está conforme o Dicionário Online de Português.
Afinal, qual é o motivo das dúvidas? Muito provavelmente, a principal questão envolvendo reivindicar reside na colocação inexistente da letra “n” logo após o segundo “i”. Essa versão ficaria “Reinvidicar”, que está errada.
2. Beringela ou Berinjela?
As letras “G” e “J” acompanham pronúncias semelhantes, o que ocasiona dúvidas na hora de transcrever este fruto de origem indiana. Interessantemente, a versão correta varia se você estiver no Brasil ou em Portugal. Em terras nacionais, o certo é escrever com a letra “j”, enquanto em Portugal a palavra é escrita com “g”.
A explicação está na etimologia, que é o campo que estuda a origem das palavras. Assim sendo, a origem da fruta está atrelada a palavra persa “bandjan”, escrita com “j”. No Brasil, a forma original foi respeitada. Já em terras europeias, o termo com “g” já era usado há algum tempo e foi decidido que ficaria assim.
3. Ascensão
Ascensão é mais uma das palavras da lista. Ela é frequentemente confundida como sendo escrita como “ascenção”. Evidentemente, essa forma está errada. A dúvida, é devido à semelhança fonética entre os finais ‘ção’ e “são”.
4. Cômodo
Cômodo (com acento) refere-se a uma parte de um apartamento ou uma casa. Uma cozinha, por exemplo, é um cômodo presente em nossas residências. Ademais, cômodo também pode ser significar algo agradável. A versão correta é a com acentuação na letra ‘o’.
5. Privilégio entre as palavras
Por fim, temos o privilégio de explicar o sentido dessa palavra. Entre os variados significados que ela carrega, pode ser percebida como uma vantagem ou direito atribuído a uma pessoa, ou a um grupo de pessoas em detrimento dos demais. A versão correta é com acento agudo na letra “e”. Portanto, a forma sem acentuação está errada.
Comentários estão fechados.