Canudos de papel têm ‘produtos químicos eternos’ não sustentáveis

Uma pesquisa da Bélgica analisou 39 marcas de canudos e identificou em 27 amostras substâncias ‘químicas eternas’ que não se decompõem.

Canudos “eco friendly” podem não ser os produtos mais sustentáveis para o meio ambiente. Apesar de serem uma alternativa para muitos, um estudo comprovou que os canudos de papel e de materiais alternativos contêm poluentes sintéticos que não se decompõem.

A pesquisa foi realizada na Universidade de Antuérpia, na Bélgica, com cerca de 40 marcas de canudos diferentes. Entre eles, os pesquisadores testaram itens de bambu, vidro, papel, plástico e aço inoxidável, todos comercializados no país belga.

O resultado surpreendeu os cientistas ao demonstrar que 69% dos produtos analisados continham PFA, um grupo de substâncias conhecido por não se decompor. Por conta disso, o PFA é apelidado de “produtos químicos eternos”.

Como o estudo dos canudos foi realizado?

O principal objetivo dos pesquisadores era identificar a concentração de PFA em diferentes marcas de canudos disponíveis no mercado belga, especialmente em lojas, restaurantes e estabelecimentos de fácil acesso.

Para isso, eles selecionaram 39 marcas de cinco materiais diferentes: papel, bambu, vidro, aço inoxidável e plástico.

Após as análises, eles verificaram que o PFA está presente em quase todos os tipos de canudos oferecidos, principalmente nos que são feitos de papel e bambu.

Esses dois tipos são produzidos a partir de materiais vegetais. Por isso, o canudo de bambu apresentou 4 PFAs, já o de papel teve resultados positivos para 18 PFAs.

(Imagem: Freepik/Reprodução)

O que é o PFA dos canudos?

Trata-se de um grupo de componentes químicos com mais de 12 mil substâncias tóxicas para pessoas, animais e o meio ambiente. Eles são conhecidos como “produtos químicos eternos”.

Segundo os dados, apesar de ser prejudicial, essa família de produtos químicos é usada por conta da resistência ao fogo e à água. Da mesma forma, são estáveis e podem ser aproveitados por diferentes indústrias.

Além disso, o grupo químico engloba algumas substâncias que já foram proibidas, devido às associações com doenças, como o câncer.

No caso dos canudos, a conclusão do estudo levantou duas hipóteses: o PFA é adicionado à composição para tornar o canudo impermeável ou ocorre uma contaminação por meio de papéis reciclados durante a produção dos itens.

Afinal, qual o melhor material para o canudo?

Apesar de o artigo científico apontar notícias desanimadoras, a análise encontrou o melhor tipo de canudos para o uso das pessoas: o de aço inoxidável. Apenas nos itens feitos com esse material não foram descobertos PFAs.

A pesquisa analisou cinco marcas desse item feito com aço inoxidável e nenhuma testou positivo para o PFA. Logo, o melhor canudo sustentável é o constituído com esse metal.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.