Carbono

Usamos compostos de carbono para combustível e síntese de uma ampla gama de materiais, como plásticos, tintas, têxteis e produtos farmacêuticos.

0

Carbono (símbolo químico C, número atômico 6) é um elemento químico que desempenha um papel vital nas estruturas e processos dos mundos vivos e não-vivos. Sem isso, nossa existência física e a de outros organismos não seriam possíveis. O carbono recebe o nome da palavra latina “carbo”, que significa carvão.

Tabela Periódica - Carbono

Suas diferentes formas incluem grafite, uma das substâncias mais macias e o diamante, o material mais duro que ocorre naturalmente. O carbono é conhecido por fazer parte de uma enorme variedade de compostos, incluindo alguns que ocorrem no Sol, estrelas e atmosferas planetárias.

As pessoas conhecem o carbono como substância desde os tempos antigos. O cientista francês Antoine Lavoisier determinou que o diamante era feito de carbono em 1772.

Para que serve?

Usamos compostos de carbono para combustível e síntese de uma ampla gama de materiais, como plásticos, tintas, têxteis e produtos farmacêuticos. Os pesquisadores estão investigando os usos de novas formas de carbono, conhecidas como fulerenos, levando ao desenvolvimento da nanotecnologia.

O descarte descuidado de tintas, plásticos e outros materiais contendo carbono poluiu o meio ambiente. Tais práticas são sintomáticas de uma compreensão inadequada dos valores e princípios do mundo natural.

Características

O carbono é encontrado na Terra na forma de três diferentes alótropos, incluindo amorfo, grafite e diamante. Alótropos são materiais feitos do mesmo elemento, mas seus átomos se encaixam de maneira diferente. Cada alótropo de carbono tem propriedades físicas diferentes.

Em seu alótropo de diamante, o carbono é a substância mais dura da natureza. Também possui a mais alta condutividade térmica de qualquer elemento. Grafite, por outro lado, é um dos materiais mais macios e tem cor preto-cinza, além de ser um bom condutor elétrico. O carbono amorfo é geralmente preto e é usado para descrever carvão e fuligem.

Uma das principais características do carbono é sua capacidade de formar longas cadeias de moléculas através da ligação com outros átomos de carbono. O carbono também tem o maior ponto de fusão de todos os elementos.

Dados

Massa atômica – 12,0107(8) u
Configuração eletrônica – [He] 2s2 2p2
Elétrons – 2, 4
Estado da matéria – Sólido
Entalpia de vaporização – 355,8 kJ/mol

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.