Cartão BNDES – Como fazer, Anuidade, Limite, 2ª via

O Cartão BNDES é uma forma de micro, pequenas e médias empresas, assim como o empreendedor individual, obterem créditos para realizarem investimentos.

0

O Cartão BNDES é uma forma de micro, pequenas e  médias empresas obterem crédito para realizarem investimentos  O cartão oferece crédito pré-aprovado com a menor taxa de juros do mercado.

O empreendedor individual também pode obter o Cartão BNDES, desde que possua CNPJ e também esteja em dias com os tributos e obrigações federais.

Com ele a sua empresa poderá investir na compra de máquinas, equipamentos e diversos outros itens necessários para o seu negócio, é possível comprar com o cartão vários itens disponíveis no portal de operações do BNDES.

Como, por exemplo,computadores, softwares, móveis comerciais, veículos utilitários, veículos para entrega, materiais para construção civil, insumos para confecção de produtos têxteis e até cursos de qualificação profissional.

O comprador pode parcelar suas compras em prestações fixas e iguais, sabendo exatamente quanto vai pagar cada mês. E o crédito é rotativo, ou seja, o valor de cada prestação paga fica disponível automaticamente para novas compras. Já o vendedor recebe o valor líquido da transação 30 dias após registrar o número da nota fiscal no porta sem risco de inadimplência e sem comprometer o seu capital de giro.

Como fazer

Podem solicitar o Cartão BNDES, as micro, pequenas e médias empresas nacionais que exerçam atividades econômicas apoiadas pelos BNDES, e deve estar em dias com os tributos e obrigações federais.

É você quem escolhe, entre os bancos emissores, que são o Banco do Brasil, o Bradesco e o Banrisul, que emitem o Cartão BNDES com a bandeira Visa, e a Caixa Econômica Federal, que emite o Cartão BNDES com a bandeira Mastercard, aquele que vai emitir o seu Cartão BNDES.

Além de responsável pela emissão, o banco escolhido é quem também faz a análise e a aprovação do crédito. Como a concessão de crédito é uma atividade baseada na confiança, um banco precisa conhecer o cliente, precisa estar próximo dele, para poder conceder-lhe crédito.

É por isso que contam com bancos comerciais para realizar esse trabalho, já que são eles que recebem a movimentação financeira das empresas no dia a dia. Portanto, na hora de escolher o banco para emitir o seu Cartão BNDES, sugere-se que você dê prioridade àquele com o qual a sua empresa já tem relacionamento, pois isso pode facilitar a negociação.

Para solicitar o Cartão BNDES acesse o site www.cartaobndes.gov.br.

Depois de preencher a proposta de solicitação do seu cartão por meio da página não se esqueça de comparecer à agência do banco escolhido para entregar a documentação solicitada por ele.

Se esse banco não aprovar a emissão do seu Cartão BNDES, você pode preencher uma nova proposta no site do cartão, escolhendo outro banco emissor. Como cada instituição financeira tem sua própria política de concessão de crédito, ter o pedido negado num banco não quer dizer que você não vá conseguir em outro.

Vale ressaltar também que o Cartão BNDES nunca está “fechado” para receber novas solicitações de cartão.

Se quiser saber como solicitar o seu cartão BNDES, como pesquisar por produtos no site, como simular o valor das parcelas, e como fazer compras, no site do clique na  sessão “Comprador”. Mas se o que você deseja é tirar suas dúvidas como realizar suas vendas, aceitando o cartão BNDES como forma de pagamento, como credenciar suas empresa, ou produtos e indicar distribuidores, clique nas perguntas da sessão “Fornecedor”.

Anuidade

Os bancos são autorizados a cobrar a TAC (Tarifa de Abertura de Crédito) na emissão do Cartão BNDES, desde que o valor não exceda 2% do limite de crédito concedido.

Até o momento, no entanto, nem todos estão realizando a cobrança. O BNDES não exige a aplicação da tarifa nem recebe qualquer valor referente a ela, que se destina exclusivamente a ressarcir custos operacionais dos bancos emissores. Se você tiver qualquer questionamento sobre o valor ou a sistemática de cobrança, consulte diretamente seu gerente de relacionamento no banco emissor.

É do banco emissor escolhido a responsabilidade pela análise e aprovação do crédito, bem como todo o relacionamento com sua empresa, incluindo a cobrança de prestações e a aplicação de tarifas.

Limite

Segundo informações do site oficial, o limite de crédito de até R$ 1 milhão por cartão, por banco emissor. O limite de crédito de cada cliente será atribuído pelo banco emissor do cartão, após a respectiva análise de crédito. O prazo de parcelamento é de 3 a 48 meses. 

2ª via

Está a cargo do banco emissor a 2ª via do Cartão BNDES, assim como solicitação de garantias, definição de limites, aprovação da transação, cobrança das prestações, fornecimento de extratos, renovação e entre outras atividades.

Para obtenção do Cartão BNDES é obrigatório que sua empresa esteja em dia com o INSS, FGTS, tributos federais e RAIS. Você pode “avançar” na sua solicitação do cartão enquanto regulariza a situação fiscal de sua empresa, caso haja alguma pendência.

Veja também:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.