Cartão-Postal

Os Cartões-Postais são uma ótima opção para enviar mensagens para entes queridos de forma mais simples e econômica. Apenda agora o que é Cartão-Postal, para que serve e sua história.

0

O que é cartão-postal? Conhecido também como bilhete-postal ou postal, o cartão-postal é um retângulo fino de papelão, pequeno e serve para circular mensagens pelos Correios sem a necessidade de envelopes.

Este possui dois lados. Um deles possui uma imagem, geralmente se refere a algum ponto turístico da cidade da qual está sendo enviado. Do outro lado, o espaço para escrever a mensagem e o espaço para o selos.

O texto pode ser tanto formal quanto informal, vai depender da intimidade entre o remetente e o destinatário. Este já foi um dos gêneros textuais mais utilizados.

Para que serve o cartão-postal?

Para que serve o Cartão-Postal

O cartão-postal serve principalmente para enviar mensagens de algum lugar para outra pessoa. Se, por exemplo, você viajou para um local e se encantou com as paisagens, é possível mandar uma mensagem através de um cartão-postal.

Esta seria uma ótima opção para isso, pois além de conter imagens geralmente turísticas, tem o espaço para escrever o seu recado.

História do cartão-postal?


História do Cartão-Postal

Existe mais de uma versão para a invenção do cartão-postal. Não existe um acordo sobre quem inventou, mas sabe-se que o primeiro foi emitido no final do século XIX.

Uma das versões afirma que o inventor foi o norte-americano H.L. Lipman, que com J.P.Charlton patenteou o então conhecido como “Lipman’s Postal Card”. Isso aconteceu no ano de 1862. Mas, somente alguns anos mais tarde os cartões passariam a ser usados com frequência.

Também afirmam que o criador dos cartões-postais foi Heinrich Von Stephan, o diretor dos Correios da Confederação Alemanha do Norte. Dizem que ele lançou a ideia em 1865 na Conferência Postal Germano-Austríaca.

Uma terceira versão explica que Emmanuel Hermann, um professor de Economia Política da Academia Militar Wiener Neustadt, no Império Austo-húngaro, teve a ideia de utilizar cartas mais simples e leves, logo os preços seriam mais baixos. Isso no ano de 1869.

No Brasil, o cartão-postal foi proposto pelo Ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, Manoel Buarque de Macedo, no ano de 1880, através do decreto N° 7695.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.