Bolcheviques e Mencheviques

Apesar de terem o mesmo objetivo, Yuli Martov e Lenin se divergiam quanto a forma de implementação do socialismo. Disso surgiram os bolcheviques e os mencheviques.

0

Com a expansão da industrialização e das ondas de agitações operárias que atingiram a Rússia czarista no final do século 19, fundou-se a POSDR –  Partido Operário Social-Democrata da Rússia.

Trata-se de um partido revolucionário de orientação marxista, que conseguiu integrar aos seus quadros vários líderes operários pertencentes a associações e clubes de trabalhadores urbanos.

Durante o segundo congresso da organização, em 1903, houve a ruptura do Partido Operário Social-Democrata da Rússia. Essa ruptura deu origem a dois grupos: os Bolcheviques, liderados por Lenin, e outro, os Mencheviques, por Yuli Martov.

Os dois líderes, apesar de ter o mesmo objetivo, se divergiam quanto a forma de ação a cerca da construção de uma nova ordem social: o socialismo.

Bolcheviques e Mencheviques: Divisão

Os Bolcheviques, liderado por Lenin, eram favoráveis a uma mudança radical na Rússia, com a queda do czarismo e implantação da ditadura do proletariado, através de uma revolução comunista.

Essa revolução socialista, deveria acontecer com a aliança de operários e camponeses.

Os Mencheviques liderados por Yuli Martov argumentavam que primeiro deve ser buscada a instalação da democracia e só depois o socialismo.

Dessa forma, eram favoráveis a medidas de transição de caráter reformistas. Eles acreditavam que o partido deveria se abrir a todo aquele que desejasse entrar e militar na causa revolucionária.

Resumidamente, os bolcheviques defendiam uma mudança radical na política para seu povo, por meio de uma revolução socialista armada, enquanto os Mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e depois o socialismo.

Durante a votação do Comitê Central, as teses de Lenin (Bolcheviques) saíram vitoriosas.

Com isso, o partido ficaria fraturado até 1912, momento em que os mencheviques optaram por fundar seu próprio partido. Por isso a palavra “Bolchevique” significa maioria e “Menchevique” minoria.

Veja também:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.