Cartões terão informações de pagamento por voz; entenda

Nova modalidade que informará dados do pagamento por comando de voz é mais segura e acessível.

Com tantos avanços tecnológicos, as novidades que chegam não causam mais tanto espanto, principalmente na área financeira. Depois de cartões que fazem pagamentos por aproximação sem a necessidade de inserir e digitar a senha, em um futuro próximo teremos as informações do pagamento por voz, nos alto-falantes de dispositivos.

Leia mais: Mudança prevê que tarifas para cartões serão limitadas em 2023

Essa função pode auxiliar na segurança do usuário do cartão em situações de pressa ou, como tem acontecido ultimamente, quando indivíduos mal intencionados colocam uma quantia bem acima do valor real da compra. Mas além da segurança, essa modalidade tem o principal intuito de garantir acessibilidade para clientes com deficiência visual, e assim também certificar sua segurança contra fraudes no pagamento.

Essa tecnologia visa melhorar as experiências de pagamentos com cartão para as pessoas que são prejudicadas financeiramente por causa de sua condição visual. Isso porque muitos indivíduos se aproveitam de alguém cego, por exemplo, para alterar o valor da compra e passar o preço incorreto, sem que isso seja percebido.

Entenda como funciona o pagamento por comando de voz

A tecnologia dos cartões com pagamento por comando de voz está próxima de ser comercializada e ingressar no nosso dia-a-dia. Isso porque as principais empresas do segmento, Mastercard e Visa, já garantiram a novidade.

Logo teremos vários bancos diferentes dispondo da função em seus cartões de crédito e débito. Apesar de ainda não estar disponível, é importante saber como ela funcionará, entender suas vantagens e como incluir no seu cartão.

A tecnologia foi desenvolvida pela empresa Thales junto com a fintech Handsome, que visam a melhoria na vida de pessoas com algum tipo de deficiência. O cartão da Thales é conectado a um dispositivo que recebe o valor de sua compra. O total é repassado ao cliente por meio de um aplicativo móvel via Bluetooth.

Dessa forma, o usuário pode ouvir as informações da compra no alto-falante do celular ou no fone de ouvido. Assim, o cliente terá a garantia de que o valor colocado na máquina do cartão está correto.

”Na Thales, sabemos que a inovação tem o potencial de solucionar muitos problemas. É por isso que, com o suporte da Handsome e com base na grande experiência da Thales no desenvolvimento de soluções seguras e convenientes de pagamento, decidimos tratar das preocupações enfrentadas por pessoas cegas e com deficiência visual. Desde então, parece que a solução provou ser útil a outras deficiências. Estamos entusiasmados por ver nossas inovações contribuindo para criar soluções de pagamento mais sustentáveis e responsáveis”, afirmou Bertrand Knopf, vice-presidente de Serviços Bancários e de Pagamentos na Thales

você pode gostar também

Comentários estão fechados.