Cério

O cério (símbolo químico Ce, número atômico 58) é um elemento metálico prateado. É um membro da série de elementos químicos lantanídeos.

O cério (símbolo químico Ce, número atômico 58) é um elemento metálico prateado. É um membro da série de elementos químicos lantanídeos. É considerado um dos “metais de terras raras”, mas não é raro em nosso planeta. É, de fato, mais comum que o chumbo.

O elemento, suas ligas e seus compostos são valiosos para uma variedade de aplicações. Por exemplo, o cério é usado na iluminação de arco de carbono na indústria cinematográfica e é um agente de liga em eletrodos de tungstênio para soldagem em arco de tungstênio.

É usado em ligas para ímãs permanentes e é um componente importante do ferrocério, também conhecido como “sílex mais leve”. Desgasifica aços, reduzindo sulfetos e óxidos presentes neles. O óxido de cério (IV) é usado em mantos de gás incandescente e substituiu amplamente o rouge na indústria do vidro como um abrasivo de polimento.

O óxido também é útil como catalisador para o refino de petróleo e para fornos auto-limpantes. O sulfato de cério (IV) é um agente oxidante para análises químicas quantitativas. Já o cloreto de cério (III) é um catalisador em reações sintéticas orgânicas.

História

O cério foi descoberto na Suécia por Jöns Jakob Berzelius e Wilhelm von Hisinger. Também foi descoberto independentemente na Alemanha por Martin Heinrich Klaproth, ambos em 1803. O cério foi assim chamado por Berzelius em homenagem ao planeta anão Ceres, descoberto dois anos antes (1801).

Características

É um metal de transição interno (ou lantanídeo) que se encontra no período seis da tabela periódica. Ele fica entre o lantânio e o praseodímio. Assemelha-se ao ferro em cor e brilho, mas é macio, maleável e dúctil.

Mancha prontamente no ar. Apenas o európio é mais reativo que o cério entre os elementos de terras raras. O metal puro pode inflamar se for riscado com uma faca. Ele se oxida lentamente em água fria e rapidamente em água quente. É rapidamente atacado por soluções alcalinas e ácidos.

Na formação de compostos, o cério tem dois estados de oxidação comuns, +3 e +4. O metal no estado de oxidação +3 é referido como ceroso. No estado de oxidação +4 é chamado de cério. Os sais de cério (IV) são vermelhos alaranjados ou amarelados, enquanto os sais de cério (III) são geralmente brancos.

Aplicações

Usos do cério:

  • É usado na iluminação de arco de carbono, especialmente na indústria cinematográfica.
  • É um componente importante do ferrocério, também conhecido como “sílex mais leve”. Embora as ligas modernas deste tipo geralmente usem o Mischmetal em vez do cério purificado, ainda é o constituinte mais prevalente.
  • Elemento de liga em eletrodos de tungstênio para soldagem a arco de tungstênio a gás .
  • Usado em ligas que são usadas para fazer ímãs permanentes.
  • Fabricação de ligas de alumínio .
  • Nos aços, o cério desgaseifica e pode ajudar a reduzir sulfetos e óxidos.
  • O cério é usado em aço inoxidável como agente endurecedor de precipitação.
você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.