Chá de endro: conheça os benefícios e como fazer

Você já ouviu falar no chá de endro? Conheça agora os benefícios desta planta poderosa e um modo simples de preparar o chá.

O endro, ou aneto, é uma planta de origem mediterrânea. Com folhas esguias e verdes, esse produto natural aparenta ser uma erva de temperos.

E as aparências não enganam, o endro realmente é uma erva tradicionalmente usada como tempero para assados, guisados e saladas diversas pelos povos do mediterrâneo.

Mas o Aneethun graveolens (nome científico do endro), também pode ser convertido em um poderoso chá. Acontece que suas folhas e sementes têm diversas propriedades capazes de combater males em todo o corpo.

(Imagem: Pixabay/reprodução)

Benefícios do endro

O endro não é uma planta tão conhecida no Brasil, mas existe no mercado nacional e pode ser facilmente encontrada.

Os locais com maior facilidade para se encontrar tanto sementes como folhas de endro são feiras livres, supermercados e lojas de produtos naturais.

Normalmente, o endro é encontrado em sachês com uma versão ‘desidratada’ das folhas e sementes da erva, forma muito comum de comercialização de plantas para chás e temperos.

Os principais benefícios do consumo dessa erva são:

Combate a insônia e o estresse

O endro possui propriedades relaxantes. Tais propriedades também melhoram a memória e eliminam a chamada desordem mental, provocando uma sensação de relaxamento da mente.

Tudo isso acarreta em noites de sono mais tranquilas e níveis de estresse diário diminuídos.

Melhora a respiração e combate a tosse seca

O chá de endro pode ser um aliado para quem sofre com constantes faltas de ar e tosse seca.

Acontece que a erva tem propriedades antiespasmódicas e expectorantes, o que acaba fazendo o corpo expelir catarro, o muco responsável por provocar tosse e prejudicar a respiração. Eliminando esse vilão, o endro ajuda num melhor trânsito de ar no sistema respiratório.

Atua contra a dor e a tensão muscular

As propriedades relaxantes e antiespasmódicas existentes nas folhas e sementes do endro, são fortes aliados contra as dores e tensões musculares.

Acontece que o relaxamento e o combate aos espasmos nos músculos fazem com que haja um natural relaxamento, o que acaba eliminando a dor e, é claro, a tensão.

Além de tudo isso, o endro possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, podendo atuar contra diversas infecções dolorosas causadoras de, por exemplo, edemas, artrite, bursite e dor de ouvido.

Ajuda o sistema imunológico

O endro também possui propriedades antifúngicas e antibacterianas. Análises preliminares indicam que o endro pode ser eficiente até mesmo no combate ao resistente fungo Cândida albicans.

Como dissemos, são apenas análises preliminares, ainda não havendo estudos que comprovem tais propriedades ligadas ao endro.

Combate os efeitos da TPM e auxilia no bom funcionamento do sistema urinário

O endro também pode ser utilizado por mulheres com TPM que sofrem com as fortes dores das cólicas menstruais.

Acontece que as propriedades antiespasmódicas, analgésicas e relaxantes da planta atuam nos músculos da pélvis feminina e podem causar o alívio das dores.

Paralelamente, essa erva também possui propriedades diuréticas, o que vai melhorar a eliminação de urina e diminuir a retenção de líquidos no corpo.

Como fazer o chá de endro

Ingredientes

  • 1 colher de (sopa) de folhas e sementes de endro

  • 1 xícara de água

Modo de preparo

Pegue a água e coloque para ferver. Quando a água já estiver próxima de começar a ferver, adicione as folhas e sementes de endro.

Espere ferver e desligue o fogo e, depois de pronto, espere o chá de endro esfriar por cerca de 15 minutos. Por fim, coe e consuma a infusão.

Efeitos colaterais e contraindicações

O chá de endro possui uma única contraindicação, que é o uso por mulheres gestantes. Como atua na melhoria do fluxo menstrual, ele não é indicado para mulheres gestantes, pois pode provocar abortos.

No mais, se você notar que o consumo do chá de endro está provocando efeitos adversos à sua saúde, interrompa o uso imediatamente e consulte o seu médico.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.