Chá de planta é usado como 'Rivotril natural' por causa dos efeitos relaxantes
A planta medicinal tem efeitos relaxantes e ansiolíticos, por isso, seu chá é usado como alternativa natural
O uso de medicamentos para tratar o transtorno de ansiedade e outros quadros de saúde mental aumentou consideravelmente nos últimos anos ao redor do mundo. O aumento foi identificado, principalmente, no Brasil, o país que a OMS (Organização Mundial de Saúde) constatou que é a população mais ansiosa do mundo.
Essa recorrência de casos e medicação gerou uma busca por tratamentos alternativos e fitoterápicos. Sobretudo, porque algumas pessoas têm medo de ficarem dependentes dos medicamentos controlados e “tarja preta” ou não podem arcar com os custos dos remédios.
Conheça a planta considerada como “Rivotril Natural”
Assim, é muito comum que chás de camomila, valeriana e maracujá sejam usados para controlar a ansiedade e melhorar a rotina. No entanto, existe um chá com propriedades mais relaxantes que pode auxiliar a vida das pessoas, o kava kava.
O chá de kava kava (ou kawa-kawa) recebe o nome científico Piper methysticum e é chamado de “Rivotril natural”. De acordo com Lucas Cintra, doutor em química biológica do GPNUF (Grupo de Pesquisa em Produtos Naturais da Universidade de Franca), a planta tem efeitos ansiolíticos por conta de substâncias kavalactonas que estão ligadas aos casos de ansiedade, depressão, insônia e nervosismo.
Em entrevista ao portal Metrópole, Cintra explicou que “Essas substâncias têm a capacidade de facilitar a ação inibitória de um importante neurotransmissor envolvido na ansiedade, chamado gaba (ácido gama-aminobutírico), no sistema nervoso central. As kavalactonas apresentam atividade semelhante aos benzodiazepínicos, classe a qual pertence o clonazepam (Rivotril), amplamente utilizado para o tratamento de ansiedade”.
Do mesmo modo, chás naturais também apresentam efeitos colaterais mais leves, por isso, são a escolha de pessoas que têm medo dos sintomas dos medicamentos controlados.
Chás naturais: use com cautela e atenção
O uso dos chás calmantes, como a planta kava kava, para tratamentos de ansiedade é comprovadamente eficaz. Contudo, outros artigos científicos também alertam que a planta é culturalmente usada como tratamento alternativo sem orientação médica e que o uso de medicamentos deve ser acompanhado por profissionais de saúde.
No caso de kava kava, é recomendado que o uso do chá seja controlado por gestantes, lactantes e pacientes com problemas de fígado por risco de intoxicação hepática. O chá natural também pode ter efeitos colaterais se consumido com outros medicamentos, como sertralina e fluoxetina.
Plantas medicinais são uma alternativa, mas o uso de qualquer medicamento natural ou não deve ser feito com cuidado e com o auxílio de orientações médicas.
Comentários estão fechados.