6 chás para evitar a insônia e ter um sono de qualidade

Problemas com insônia? Veja opções de chás que podem te ajudar a dormir melhor.

As ervas dos chás possuem propriedades medicinais que auxiliam na melhora de várias condições de saúde, incluindo a insônia, um problema capaz de perturbar consideravelmente o nosso momento de descanso. Pensando nisso, listamos 6 chás para evitar a insônia e ter um sono de qualidade. Acompanhe neste artigo!

Leia mais: Chá de folha de goiabeira tem ação cicatrizante e reduz níveis de glicose!

Dicas de chás que evitam a insônia

Feitos a partir de ervas naturais com características terapêuticas, os chás têm sido amplamente utilizados ao redor do mundo há bastante tempo para amenizar os problemas relacionados aos distúrbios do sono. Confira algumas dicas de chás para te ajudar a dormir tranquilamente.

  • Camomila

A camomila é um dos chás mais conhecidos para diminuir a ansiedade e induzir o sono. Ela apresenta um efeito calmante por conter substâncias que agem diretamente no cérebro, que é o centro de comando de todo o nosso corpo.

  • Erva-cidreira

Também conhecida por “melissa”, a erva-cidreira é uma planta muito popular e fácil de encontrar em qualquer lugar do mundo. Seu histórico de uso para melhorar o sono é documentado desde a Idade Média. Essa propriedade se deve ao fato de que seus compostos naturais atuam no organismo de forma semelhante a um sedativo.

  • Raiz valeriana

A raiz valeriana ficou famosa por sua ação durante a Segunda Guerra Mundial, quando o chá era útil para acalmar o estresse por conta dos ataques aéreos. Assim, ela se tornou um dos medicamentos mais famosos em algumas regiões do mundo, como a Europa. Além do seu efeito calmante, essa raiz também ajuda a reduzir dores de cabeça.

  • Passiflora

Apesar do nome diferente, a passiflora também é conhecida como folha do maracujá. É uma tradição utilizá-la para melhorar a qualidade do sono devido aos seus inúmeros compostos com propriedades calmantes e sedativas.

  • Lavanda

Também chamada de alfazema, esta planta é bastante utilizada como essência por conta do seu aroma agradável. As folhas e os botões roxos da lavanda originam um chá com grande potencial calmante, ajudando a melhorar a qualidade do sono.

  • Mulungu

O mulungu é uma planta bastante comum no Brasil. Seu chá auxilia na redução da ansiedade, agitação, estresse e até mesmo ataques de pânico. Esses efeitos são possíveis graças às características tranquilizantes desta espécie.

Então, agora que você conhece quais são os chás para evitar a insônia, aproveite para encaminhar esse artigo para aquele seu amigo que também gostaria de saber.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More