Coentro tem realmente gosto de sabão? Entenda o porquê de algumas pessoas detestarem essa erva

Essa aversão ao coentro chegou a estimular pesquisas genéticas para descobrir o segredo por detrás da repulsa.

Fale bem ou fale mal, o coentro continua sendo um dos temperos mais comuns no Brasil, sobretudo na região Nordeste. Porém, a sua fama faz com que muitos não aceitem um prato que contenha essa erva. Inclusive, muito se fala sobre o coentro possuir um certo sabor de sabão que incomoda bastante alguns paladares. Por outro lado, a ciência explica que alguns fatores genéticos podem influenciar o gosto. Logo, com essa confusão toda, resolvemos resumir por que o coentro tem gosto de sabão, ou o que explica o movimento “coentrofóbico”. Confira!

Leia mais: Benefícios do Coentro: Erva ajuda na cicatrização e na saúde dos ossos.

Sim, sabão e coentro têm suas similaridades

Pode parecer até um pouco estranho, mas não é uma completa loucura associar o gosto do coentro ao sabão. No entanto, esse é um fator muito mais desperto pelo olfato que pelo paladar, conforme indicam os pesquisadores. Isso porque a erva contém uma grande reserva em aldeído, que é um composto orgânico comum ao sabão.

Estudos apontam que o nosso paladar pode sequer perceber a presença do aldeído. Entretanto, o grande problema está em nosso olfato, que costuma ser bem mais sensível a esse composto. Ainda assim, vale ressaltar que o aldeído também está em outros alimentos socialmente aceitos e aclamados, como a baunilha. E isso pode indicar que a aversão pode ser apenas uma questão de gosto singular.

O que a genética diz sobre isso?

Porém, outra corrente de estudos um pouco mais radical vai sugerir que alguns organismos simplesmente não conseguem suportar o coentro. E mais uma vez, a causa pode ser o bendito do aldeído que provoca um incômodo em determinados grupos de pessoas.

Assim, segundo o estudo do cientista Nicholas Ericksson, da Universidade de Chicago, a aversão ao coentro pode significar uma sensibilidade no cromossomo olfativo 11. Por isso, o consumo do vegetal pode ser simplesmente insuportável para algumas pessoas por razões genéticas mesmo.

Porém, não dá para dizer que se trata de uma alergia ao coentro, mas simplesmente de uma preferência biologicamente determinada. Por fim, recomenda-se o consumo de coentro por conta de todas as suas propriedades medicinais.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.